Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Bokão quer mais garantias para evitar desembolso prévio em atendimentos médico-hospitalares na Capital

Bokão quer mais garantias para evitar desembolso prévio em atendimentos médico-hospitalares na Capital

por Patrícia Drummond publicado 10/09/2019 15h55, última modificação 10/09/2019 15h55
Bokão quer mais garantias para evitar desembolso prévio em atendimentos médico-hospitalares na Capital

Foto: Alberto Maia

O vereador Anderson Sales – Bokão (DC) apresentou nesta terça-feira (10) o projeto de nº 2019/00333, alterando a Lei 8.242, de 7 de janeiro de 2004, que proíbe a exigência de cheque caução ou nota promissória no atendimento médico-hospitalar de pacientes em hospitais, clínicas e estabelecimentos similares, particulares ou não, no Município de Goiânia.

À legislação em vigor, o parlamentar acrescenta às práticas já proibidas pelos estabelecimentos de saúde localizados na Capital a exigência, mediante o atendimento médico-hospitalar, de contrato que exija desembolso prévio de qualquer quantia, a título de sinal e princípio de pagamento, dos pacientes ou pessoas responsáveis pelos pacientes, além de determinar a obrigação destes estabelecimentos informarem aos munícipes os seus direitos, bem como um número de telefone para o recebimento de denúncias.

“Ressaltamos a importância da matéria, já que tal prática fere os princípios básicos de cidadania, gerando situações delicadas de constrangimento, e, em alguns casos, podendo colocar em risco a saúde e a própria vida da pessoa que necessita de atendimento”, argumenta Bokão. “Vale também destacar que, para o cidadão exigir os seus direitos, ele deve conhecê-los. Desta forma, uma medida simples, como a colocação de avisos nas unidades de saúde, servirá de apoio ao goianiense no momento em que busca atendimento médico”, completa.

Bokão lembra, ainda, a Lei Federal 12.553: “Ela acrescenta o artigo 135-A ao Código Penal, para tipificar o crime de condicionar atendimento médico-hospitalar emergencial a qualquer garantia”.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia