Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Bokão apresenta projetos sobre eutanásia e direito a acompanhante no parto

Bokão apresenta projetos sobre eutanásia e direito a acompanhante no parto

por Quezia de Alcântara publicado 05/09/2019 11h15, última modificação 05/09/2019 11h17

O vereador Anderson Sales-Bokão (DC) apresentou duas matérias nas últimas sessões: uma que trata de regras para realização da eutanásia em animais e outra que institui o direito da mulher à presença de acompanhante no processo de parto.

Sobre a eutanásia em animais, o vereador propõe na matéria (2019/323) que somente poderá ser feito esse procedimento após exame confirmatório e contraprova apresentarem resultados positivos e o proprietário assinar um termo de consentimento livre e esclarecido formulado pelo Centro de Controle de Zoonoses, contendo informações prestadas ao proprietário, inclusive da possibilidade de requerer a contraprova dos exames positivos do poder público, havendo a possibilidade de optar pelo tratamento sob acompanhamento de veterinário.

O objetivo do vereador é proibir o sacrifício de cães e gatos por órgãos públicos e privados, com intuito de preservar a vida dos animais. “Assim determinar que o sacrifício de animais se dê apenas nos casos estritamente necessários para a preservação da saúde pública e mediante provas robustas dessa necessidade por meio de exames comprobatórios e contraprova é um avanço civilizacional”, justifica Bokão.

ACOMPANHANTE NO PARTO

O outro projeto (2019/318) obriga clínicas e hospitais, públicos e privados de Goiânia a fixarem em local visível e de fácil acesso, cartazes avisando sobre o direito da parturiente a ter um acompanhante durante o processo de parto, indicado pela paciente.

O vereador propõe multa de R$ 5 mil a R$ 10 mil em caso de descumprimento da medida, caso vire lei municipal. A justificativa de Anderson Sales-Bokão é dar visibilidade à lei 8.196 de 2003 que garante a presença de um acompanhante à parturiente durante o parto. “Estudos científicos demonstram que a presença de um acompanhante no parto traz grandes benefícios para a mãe o bebê, como diminui a ansiedade, a dor e complicações, além de aumentar o envolvimento da família nos cuidados com o bebê e a mulher puérpera”, relata o vereador.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia