Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Bocas de lobo inteligentes são aprovadas na CCJ

Bocas de lobo inteligentes são aprovadas na CCJ

por Quezia de Alcântara publicado 11/04/2018 10h55, última modificação 12/04/2018 12h15

A Comissão de Constituição e Justiça discutiu e aprovou nesta quarta-feira, 11, matéria de autoria de Anderson Sales-Bokão (PSDC) que trata da implantação de bocas de lobo inteligentes nos bueiros das ruas de Goiânia.

 Segundo vídeo de cidades paulistas e mineiras apresentado pelo vereador, as bocas de lobo inteligentes constituem-se em um tipo estrutura  aramada retangular colocada nos bueiros que peneira os resíduos sólidos e são retiradas periodicamente por servidores da limpeza urbana. Assim o sistema pluvial das cidades recebe apenas material líquido e não sofrem entupimentos.

“Evitam que ocorram os alagamentos como os da última chuva forte de Goiânia”, conta Bokão adicionando que sua equipe apurou que a capital possui 58 pontos críticos que necessitam com urgência desse tipo de equipamento para melhoria da drenagem pluvial que é o grande problema que o Município sofre nos momentos de chuvas fortes.

Diversos colegas apoiaram a ideia e prometeram que, sem caso de veto do Executivo à matéria já que gerará despesa ao erário, derrubarem o impedimento. Weligton Peixoto (MDB), um dos defendeu que o projeto vire lei e seja implantado em Goiânia, afirmou que vai gerar “redução dos custos porque com a chuva há muito gasto para recapear as vias atingidas pelos alagamentos”.

Vinicius Cirqueira (Pros) informou aos membros da comissão que a cidade possui mais de 100 mil bocas de lobo, mas que o problema maior encontra-se no centro da cidade e que há necessidade de complementar a matéria de Bokão para que a Prefeitura ataque o problema por partes, senão a proposta será inviável.

Paulo Magalhães (PSD), que não faz parte da CCJ e não vota, mas está constantemente participando das reuniões a título de contribuição, afirmou que esse tipo de recolhimento desse lixo vai contribuir para os catadores de materiais recicláveis. 

Os vereadores concordaram que o ideal, especialmente para a Marginal Botafogo, uma das vias mais atingidas na última chuva no dia 2 de abril, seria um plano municipal de drenagem e monitoramento das galerias pluviais. (Foto Wictória Jhefany).

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia