Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Audiência pública vai discutir a construção do Polo Industrial de Reciclagem no Aterro Sanitário de Goiânia

Audiência pública vai discutir a construção do Polo Industrial de Reciclagem no Aterro Sanitário de Goiânia

por marcos — publicado 20/08/2018 14h50, última modificação 20/08/2018 14h50

Lei que permite a implantação de empresas de reciclagem na região do Aterro Sanitário foi sancionada no dia 12 de julho. A audiência será realizada na próxima terça-feira (21/8) a partir das 14h30, na Sala das Comissões da Câmara Municipal de Goiânia.

Os vereadores Sabrina Garcez (PTB) e Gustavo Cruvinel (PV) promovem audiência pública para discutir a viabilidade e os impactos do Pólo Industrial de Reciclagem, que será erguido nas proximidades do Aterro Sanitário de Goiânia. A ideia é fazer um painel com especialistas em meio ambiente, empresários e cooperativas do setor, além de autoridades públicas, para verificar a receptividade da ideia junto a esses setores e colher mais subsídios para aprimorar a matéria. O projeto de criação do Pólo foi aprovado em julho pela Câmara Municipal de Goiânia, depois de visitas ao aterro e debates que envolveram os vereadores, que estão propondo a audiência.

Com a lei, a capital terá seu primeiro Polo Industrial do Ramo de Reciclagem de Resíduos Sólidos da Construção Civil e de Lavanderias Industriais e Hospitalares. O espaço destinado à construção destas empresas é no entorno do Aterro Sanitário, localizado na GO-060, saída para Trindade.

Segundo Gustavo Cruvinel, que preside a Comissão do Mei Ambiente da Casa, este é um bom caminho. “Temos que encontrar saídas para evitar que os resíduos cheguem ao aterro e, assim, a gente consiga aumentar a sua vida útil”, defende Gustavo. Uma de suas preocupações é a diminuição do volume de resíduos que tem chegado às cooperativas. “Essas cooperativas vem sustentando a coleta seletiva em Goiânia e precisam ser valorizadas também, agora que empresas devem entrar com mais força neste setor”, defende o vereador.

“A intenção é promover uma discussão técnica junto a especialistas e representantes dos segmentos envolvidos, considerando todas as variáveis desse assunto de extrema importância para a capital. Alternativas como solução dos inúmeros problemas que o Aterro Sanitário apresenta hoje, são necessárias e até urgentes, mas nenhuma mudança pode ser feita sem considerar e ouvir os envolvidos direta e indiretamente nesse assunto”, explica Sabrina.

A parlamentar ressalta ainda que Goiânia ainda está muito atrasada na implantação do que determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos. “Temos municípios que estão muito à frente de nós. Um exemplo é Catalão, que já está construindo uma usina de reciclagem de resíduos sólidos que vai transformar restos de construção civil que iriam para o lixo, em energia elétrica”.


Serviço:
Assunto: Polo Industrial de Reciclagem: Ocupação, soluções e preocupações
Horário: 14h30
Local: Sala das Comissões da Câmara Municipal de Goiânia

 

Texto produzido pela assessoria da vereadora Sabrina Garcez

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia