Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Audiência Pública vai debater a descentralização da merenda escolar

Audiência Pública vai debater a descentralização da merenda escolar

por joana — publicado 25/05/2017 11h13, última modificação 25/05/2017 11h13

A vereadora Priscilla Tejota (PSD) promove na próxima terça-feira, 30, às 14h30, na Câmara Municipal, uma audiência pública para debater a descentralização da merenda escolar em Goiânia. A descentralização da merenda, também conhecida como escolarização, é um recurso oriundo do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, que é transferido diretamente aos estabelecimentos de ensino e estes fazem a execução do programa.

 A merenda escolar é comprada com dinheiro repassado pelo Ministério da Educação (MEC) aos Estados e municípios. Esse dinheiro pode ser utilizado de duas formas: ou o município compra e faz uma única licitação e envia a mercadoria para as escolas ou o município utiliza do modelo descentralizado, onde o dinheiro é enviado diretamente à coordenação das unidades educacionais.

 A vereadora  explica que atualmente a descentralização é recomendada porque melhora a qualidade da alimentação oferecida, o que, conseqüentemente, diminui a evasão escolar com o retorno dos alunos às salas de aula devido à distribuição e aceitabilidade da merenda “O governo do Estado de Goiás já adota esse modelo há quase 20 anos, porque através dele são feitas licitações menores e parte do valor é obrigatório ser voltado para a agricultura familiar, o que favorece o comércio local. E é comprovado que a qualidade da merenda é bem maior quando a própria escola compra os ingredientes e planeja o cardápio.”

Com a descentralização, fica a comunidade escolar responsável pela execução do programa em todas as fases: planejamento do cardápio, aquisição dos alimentos, preparação e distribuição da merenda, controle, avaliação e prestação de contas, cabendo assim à escola garantir a qualidade da alimentação

A adoção do PNAE diminui também o desvio de verbas destinadas à merenda escolar. A própria Câmara de Goiânia já investigou casos em que o dinheiro gasto com a merenda não é o que chega às escolas e CMEi´s. Devido às denúncias, os próprios órgãos de controle externo como o Tribunal de Contas do Estado (TCE) recomendam a descentralização, porque assim há um controle maior dos gastos.

Para debater o Programa, foram convidados representantes do Ministério Público Estadual (MPE), do Ministério Público Federal, do Tribunal de Contas do Município (TCM), do TCE e da Secretaria Estadual de Educação (Seduce). 

Com informações da assessoria de imprensa da vereadora Priscilla Tejota.

 

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia