Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Audiência Pública discute situação de motoristas de transporte por aplicativos em Goiânia

Audiência Pública discute situação de motoristas de transporte por aplicativos em Goiânia

por Patrícia Drummond publicado 03/10/2019 17h43, última modificação 03/10/2019 17h43
Audiência Pública discute situação de motoristas de transporte por aplicativos em Goiânia

Foto: Marcelo do Vale

A vereadora Sabrina Garcêz (sem partido) promoveu na tarde desta quinta-feira (3), na Sala de Reunião das Comissões da Câmara, Audiência Pública com motoristas de transporte individual remunerado de passageiros mediante aplicativos, com o objetivo de discutir pontos polêmicos do Decreto nº 1.455, de 30 de maio de 2019, que normatiza o serviço na Capital. “Com esse encontro, queremos avançar na desconstrução daquilo que foi proposto pela Prefeitura e que prejudica a categoria, bem como construir, juntos, uma nova proposta, que atenda, de fato, tanto ao Município quanto aos motoristas e aos usuários dos aplicativos”, destacou Sabrina.

Em agosto passado, a vereadora, presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, propôs decreto legislativo para suspender a ação do Executivo e, em seguida, retirou o mesmo da pauta, após o prefeito Iris Rezende sinalizar que iria dialogar com a Casa e com os trabalhadores para reformular as medidas de regulamentação. Dentre as principais queixas apresentadas pelos motoristas estão a inscrição no Cadastro de Atividade Econômica (CAE) – ao mesmo  tempo em que já são registrados como Microeempreendedores Individuais (MEI) -; as regras para a identificação dos veículos; o pagamento por curso de treinamento – quando as empresas que operam as plataformas já oferecem gratuitamente -; e a idade mínima do veículo – estipulada em oito anos, prazo considerado inviável, exigindo um período de transição.

“Nós entendemos que precisamos de uma regulamentação e estamos dispostos a seguir todas as regras, mas como esse Decreto está, ele inviabiliza o nosso trabalho”, afirmou o presidente da Associação dos Motoristas por Aplicativo do Estado de Goiás (Amago), Leidson Alves dos Santos. Segundo ele, a estimativa é que, atualmente, 32 mil trabalhadores atuem nessa área, apenas em Goiânia. “A partir dessa discussão aqui, na Câmara, esperamos chegar a um consenso. Iremos nos mobilizar até que o prefeito nos atenda”, acrescentou.

Além dos pontos polêmicos, outras questões do Decreto nº 1.455, de 30 de maio de 2019, foram tratadas durante o evento realizado pela vereadora Sabrina Garcêz. A parlamentar leu, em voz alta, cada um dos artigos e parágrafos do documento e repassou, com os presentes, suas dúvidas e observações, anotando sugestões da categoria para a elaboração de uma nova proposta.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia