Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Audiência pública discute segurança e mobilidade na Alameda Ricardo Paranhos

Audiência pública discute segurança e mobilidade na Alameda Ricardo Paranhos

por Patrícia Drummond publicado 12/06/2025 12h55, última modificação 12/06/2025 14h54
Região do Setor Marista é conhecida por prática esportiva de atletas profissionais e amadores, que pediram atenção do poder público em algumas demandas
Audiência pública discute segurança e mobilidade na Alameda Ricardo Paranhos

Reprodução: TV Câmara Goiânia

Uma das pistas favoritas de atletas, equipes de assessorias esportivas e de corredores amadores da capital, a Alameda Ricardo Paranhos foi tema de audiência pública realizada na tarde desta quarta-feira (11), na Câmara de Goiânia. Segurança e mobilidade na região – cujo percurso possui 1,9 quilômetros de extensão e agrada por contar com traçado plano – foram alguns dos principais pontos do debate, proposto pelo vereador Sanches da Federal (PP).

“O Setor Marista é, hoje, polo gastronômico, comercial e residencial dos mais importantes de Goiânia, e a Alameda Ricardo Paranhos, por sua vez, ganhou, ali, destaque como polo de encontro de esportistas profissionais e amadores. Trata-se de um nicho pelo qual tenho muito carinho”, destacou o parlamentar, ao abrir a audiência pública.

De acordo com Sanches da Federal, a propositura se deu por chegarem ao mandato diferentes questões relacionadas à segurança e iluminação públicas na Ricardo Paranhos, bem como a necessidade de intervenções no local em função de conversões perigosas no trânsito. “Muito mais do que falar, vamos, aqui, ouvir todas as partes envolvidas para construirmos propostas e buscar alternativas que possam solucionar ou minimizar os problemas”, pontuou.

O debate contou com presença do vereador Heyler Leão (PP) e reuniu, no Plenário Trajano Guimarães, representantes das Secretarias Municipais de Esportes e Lazer; de Planejamento e Urbanismo Estratégico; de Infraestrutura; e de Cultura. Também participaram do evento comandantes do 6º Batalhão e do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (PM), além de representante da Associação das Assessorias Esportivas de Goiás e frequentadores do espaço.

Demandas e desafios

Suzana Aguiar, profissional de Educação Física, treinadora e atleta, membro da Associação das Assessorias Esportivas, afirmou, em seu pronunciamento, que uma das principais demandas da categoria, na Ricardo Paranhos, diz respeito à mobilidade. “Há necessidade de investimentos, sobretudo, na melhoria das pistas. Muitas árvores, ali, com as raízes já comprometendo a calçada, acabam por provocar quedas, tropeços e outros acidentes, inclusive entre idosos”, argumentou. Segundo ela, a iluminação e o perigo de alguns cruzamentos em vias da região, com risco para corredores e pedestres, também merecem maior atenção por parte do poder público.

Para a representante da Prefeitura de Goiânia na área de Planejamento e Urbanismo Estratégico, Maria Helena Antunes, todas as propostas para as imediações da Alameda Ricardo Paranhos “são muito bem-vindas”. Ela lembrou, contudo, tratar-se de uma via coletora – via urbana projetada para coletar e distribuir o tráfego que entra e sai das vias de trânsito rápido ou arteriais, facilitando a circulação dentro da região –, o que precisa ser sempre considerado. “O grande desafio é equilibrar necessidades e possibilidades; analisar cuidadosamente as propostas de intervenções”, ponderou, elogiando a iniciativa da discussão e frisando que o órgão municipal está aberto ao diálogo.

Os dois membros da Polícia Militar (6º Batalhão), responsável pelo Setor Marista, e do Batalhão de Trânsito apresentaram números recentes relacionados à segurança no local. Conforme declararam, houve até hoje, neste ano, apenas uma ocorrência de furto em apartamento e, desde 2023, um total de 84 acidentes de trânsito, sem vítimas, na Alameda Ricardo Paranhos – quatro ocorrências com mortes foram registradas em dois anos. A maioria dos acidentes ocorreram em dias úteis da semana.

Encaminhamentos

Ao final da audiência pública na Câmara, o vereador Sanches da Federal lamentou a ausência, no debate, de representantes da Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET), e assegurou que irá levar todas as reivindicações aos órgãos competentes. “Coletamos, aqui, várias informações importantes”, sublinhou. “Nosso objetivo é transformar a Ricardo Paranhos em exemplo de convivência familiar no espaço público, com melhor utilização dos gazebos e dos quiosques, para além da prática esportiva. A ideia é de que o local seja um projeto piloto, com destinação de emendas impositivas e em parceria com a iniciativa privada, que possa ser levado também a outras regiões de Goiânia”, concluiu.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia