Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Audiência pública discute projeto que obriga colocação de cartazes sobre Manobra de Heimlich em restaurantes

Audiência pública discute projeto que obriga colocação de cartazes sobre Manobra de Heimlich em restaurantes

por Quezia de Alcântara publicado 21/02/2025 10h20, última modificação 21/02/2025 16h55
Debate promovido pelo vereador Heyler Leão (PP) abordou implicações da proposta. Manobra é aplicada para socorrer vítimas de engasgo
Audiência pública discute projeto que obriga colocação de cartazes sobre Manobra de Heimlich em restaurantes

Foto: Fabiano Araújo

O vereador Heyler Leão (PP) realizou, nesta sexta-feira (21), audiência pública para debater o projeto de lei 376/2023, de autoria da vereadora Aava Santiago (PSDB), que obriga restaurantes, lanchonetes e praças de alimentação a fixarem cartazes explicativos sobre a aplicação da Manobra de Heimlich.

A também chamada manobra de desengasgo consiste em procedimento rápido de primeiros socorros para tratar asfixia decorrente de obstrução das vias respiratórias superiores por corpo estranho.

A médica Adriane Francisca da Silva destacou a importância da reflexão sobre primeiros socorros e a necessidade de pessoas capacitadas para realização do atendimento. “Também é preciso ter acesso à ambulância, porque o paciente pode ter aspiração de líquido para o pulmão, causando asfixia, o que pede atendimento hospitalar”, afirmou. Ela explicou ainda que a manobra exige técnicas adequadas para cada tipo de paciente. “Então, o projeto precisaria abordar a forma correta da Manobra de Heimlich para cada tipo de paciente, talvez com mais de um cartaz”, acrescentou.

A vereadora Daniela da Gilka (PRTB) lembrou que mais de 160 leis obrigam a fixação de cartazes em estabelecimentos comerciais – o que, segundo a parlamentar, impossibilitaria a efetividade da nova lei, apesar de sua importância para a sociedade. “Imagina chegar a um comércio e ter 160 cartazes em uma parede”, disse.

Já o advogado Alessandro Fernandez da Silva falou sobre implicações da medida proposta. "O fato é colocar obrigações demais sobre os comerciantes; com isso, há aplicações de multas – mais punitivas do que educativas. Na elaboração de nova lei, é preciso ser razoável e ter efetividade”, declarou.

Como resultado do debate, foi sugerido que o vereador Heyler Leão apresente emenda, para realização de campanha educativa sobre o tema na mídia. Outra medida proposta foi a disponibilização de QR Code para que clientes dos estabelecimentos, enquanto aguardam o pedido, acessem material informativo sobre como proceder em casos de engasgo, com aplicação da técnica da Manobra de Heimlich.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia