Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Audiência pública discute fechamento de escolas para jovens e adultos em Goiânia

Audiência pública discute fechamento de escolas para jovens e adultos em Goiânia

por Heloiza Amaral publicado 09/12/2021 20h45, última modificação 10/12/2021 10h18
Audiência pública discute fechamento de escolas para jovens e adultos em Goiânia

Logos Instituto Educacional

Por iniciativa do vereador Mauro Rubem (PT), a Câmara Municipal de Goiânia promoveu audiência pública nesta quinta-feira, 9, para discutir o fechamento de turmas e escolas de Educação para Jovens e Adultos (EJA) na capital. Com a presença de estudantes, professores, Conselho Municipal de Educação, Fórum Municipal de Educação para Jovens e Adultos, Conselho de Diretores das Escolas Municipais, CMEIS e CEIS de Goiânia (Condir) e da Gerência EJA da Secretaria Municipal de Educação, o debate destacou a importância da manutenção das turmas e do incentivo ao aumento do número de alunos na modalidade de ensino, fundamental para garantir a cidadania da população. Lucas Avelar, do Fórum Municipal de Educação para Jovens e Adultos, cobrou da Prefeitura de Goiânia as chamadas públicas para o EJA e o recenseamento dos alunos, previstos em lei, mas que não teriam sido respeitados pelo município.

Segundo Lucas, os alunos das cinco turmas que serão fechadas terão dificuldades com o remanejamento previsto pela Secretaria Municipal de Educação (SME), já que as novas escolas ficam longe de suas casas, o que pode significar abandono dos estudos. “Goiânia é a única capital que, de 2012 a 2021, não teve progressão no número de alunos do EJA. Dados do PNAD (Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios) de 2019 mostram pouco mais de 5 mil matrículas”, afirmou. Lucas lembrou que os alunos do EJA são a parcela da população que mais sofre com a pandemia e a fome. “Essa reorganização da Prefeitura é de natureza política, insensível e ainda prejudica a realização de políticas públicas”, defendeu.

A professora Rita de Cássia Baleeiro questionou a decisão da Prefeitura de Goiânia de retirar as turmas do EJA de escolas que oferecem ensino de tempo integral. De acordo com ela, é possível manter as duas coisas, o que vinha ocorrendo com sucesso na Escola Municipal Abrão Rassi. “Se a tendência é que todas as escolas sejam de tempo integral, como ficará o EJA?”, perguntou. O vice-presidente do Conselho de Diretores da Rede Municipal de Ensino (Condir), Diego Alves, também se apresentou contra o fechamento das turmas. Para ele, as decisões deveriam ser tomadas de forma humanitária, respeitando o direito dos cidadãos, o direito à educação que já havia sido negado a essa parcela da população. “Nós defendemos a criação de políticas públicas que determinem as diretrizes do funcionamento do EJA.”

O representante da Gerência EJA da SME, César Duazeti, afirmou que não existe uma política de fechamento de salas e turmas. Segundo ele, a ideia é aumentar o número de alunos e fortalecer a modalidade de ensino. “Não houve fechamento, mas remanejamento de professores e estudantes. A rede decidiu que escolas de tempo integral não mais ofereceriam turmas de EJA, para garantir qualidade de ensino aos alunos, já que a escola de tempo integral dedica muita atenção e logística para as crianças.”

O vereador Mauro Rubem expressou insatisfação com as explicações da gerência e solicitou reunião com o secretário municipal de Educação. “A secretaria só quer reduzir gastos onde não deve. A administração pública não respeita a população. São só 54 salas em Goiânia e ainda querem fechar? Já foram 200 turmas no início do século. É obrigação da prefeitura oferecer escolas perto das pessoas. Não é favor. Pagamos impostos caros para isso”, criticou Mauro Rubem. “Não é remanejamento. É fechar salas sim. E isso é fechar o futuro de muitas pessoas.” A reunião com o secretário está prevista para a próxima terça-feira, 14.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia