Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Audiência Pública discute Estatuto do Queimado e inclusão do grande queimado como beneficiário de aposentadoria

Audiência Pública discute Estatuto do Queimado e inclusão do grande queimado como beneficiário de aposentadoria

por Patrícia Drummond publicado 06/06/2019 17h25, última modificação 06/06/2019 17h33
Audiência Pública discute Estatuto do Queimado e inclusão do grande queimado como beneficiário de aposentadoria

Foto: Francisco Carvalho

O Estatuto do Queimado e a Inclusão do Grande Queimado como Beneficiário de Aposentadoria foi o tema da Audiência Pública realizada na tarde desta quinta-feira (6), pela vereadora Dra.Cristina (PSDB), com a participação de entidades, pacientes, familiares e profissionais da saúde interessados na discussão do assunto. O evento ocorreu na Sala de Reuniões da Presidência da Câmara de Goiânia e teve como mote o projeto de lei - assinado pela parlamentar, já em tramitação na Casa – que busca a tutela efetiva dos direitos da pessoa queimada.

Participaram da Audiência Pública Rosa Serafim, coordenadora do Núcleo de Proteção aos Queimados (NPQ); Mônica Piccolo, diretora técnica do Pronto-Socorro para Queimaduras (PSQ); Venerando Lemes, presidente do Conselho Estadual de Queimaduras; João Júnior, do Sindicato dos Fisioterapeutas; George Lopes, administrador do PSQ; e Glória Moreira, enfermeira do PSQ, além de pacientes e familiares de pacientes atendidos pelo NPQ e pelo PSQ.

O objetivo maior do encontro foi apresentar a proposta inicial do Estatuto para a comunidade envolvida e abrir o diálogo para sugestões, acréscimos e ajustes necessários para o alinhamento do projeto, até o texto final. A ideia, segundo Dra.Cristina, é levar a discussão até o Congresso Nacional, com o apoio da senadora Mara Gabrilli (PSDB), com quem a vereadora já tem audiência agendada para o próximo dia 26. A goianiense pretende sugerir que o Estatuto do Queimado seja construído e aprovado também em nível federal. E quer, ainda, a inclusão dos queimados como beneficiários da Previdência Social.   

Inserção social

“Hoje não há políticas públicas para promover a inserção social das vítimas de queimaduras, as quais carregam consigo o trauma psicológico, as marcas e, na maioria das vezes, ficam em condições de desigualdade para o mercado de trabalho”, argumenta Dra. Cristina. “Queremos assegurar uma assistência integral especializada, que inclua não apenas o atendimento de urgência, mas também as cirurgias plásticas reparadoras, a reabilitação física e psicológica necessárias para devolver a autoestima a estes pacientes”, explica.

A vereadora destaca que a queimadura de que trata o Estatuto é aquela que resta em sequela grave incapacitante para o trabalho ou atividade habitual, compreendendo as lesões derivadas de queimaduras de espessura total ou também conhecidas como de 3º grau, com mais de 10% da área corporal atingida.

Envolve, igualmente, queimaduras de áreas especiais como face, mãos e períneo, das quais decorram: perda total de membro ou órgão; perda integral da função de membro ou órgão; cicatrizes patológicas conhecidas como quelóides e/ou hipertróficas que causem danos funcionais e/ou estéticos da face que resultem em desfiguramento grave; traumas psicológicos severos que diminuam consideravelmente a capacidade intelectual e a convivência social.

“Trazemos a discussão para o âmbito municipal como forma de buscar caminhos e soluções possíveis”, arremata Dra.Cristina, que, no Estatuto proposto, sugere que todos os benefícios e isenções fiscais municipais concedidos a pessoa com deficiência sejam estendidos a pessoa com sequela grave em queimaduras.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia