Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Audiência pública discute ações em defesa da primeira infância

Audiência pública discute ações em defesa da primeira infância

por Carol Magalhães publicado 18/08/2023 12h25, última modificação 18/08/2023 12h28
Audiência pública discute ações em defesa da primeira infância

Foto: Fabiano Araújo

A Câmara Municipal de Goiânia sediou, nesta sexta-feira (18), no Plenário Trajano Guimarães, audiência pública proposta pelo vereador Isaías Ribeiro (Republicanos), com o tema “Primeira Infância: O futuro começa aqui”. O evento contou com a participação de representantes do Juizado da Infância e Juventude de Goiás, Defensoria Pública de Goiás, Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Goiás (OAB-GO), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Conselho Municipal de Educação, Conselhos Tutelares e Grupo Arimateia, além de palestrantes convidados.

O objetivo do encontro, segundo o parlamentar, foi unir forças para fazer valer leis como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a Constituição Federal e o Marco Legal da Primeira Infância. “Investir na primeira infância é acreditar na vida; é investir no futuro do nosso País. É importante que tomemos medidas políticas concretas para criar uma estrutura que promova o bem-estar infantil, investindo em creches de qualidade, educação pré-escolar inclusiva, programas de saúde, ambientes seguros. Queremos um amanhã em que as crianças cresçam com amor, educação e oportunidades”, discursou Isaías Ribeiro, lembrando que propôs a instalação da Frente Temporária da Primeira Infância no Legislativo goianiense e que o prefeito Rogério Cruz (Republicanos) sancionou, recentemente, lei de sua autoria que institui no calendário de eventos do município o mês de agosto como o “Mês da Primeira Infância”.

A defensora pública e coordenadora do Núcleo da Infância e Juventude, Bruna Xavier, relatou que o Pacto Nacional pela Primeira Infância, firmado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), apresenta diversos indicadores de prioridades para essa faixa etária, dentre eles a educação. “A escola é uma demanda prioritária, pois ela influencia em todas as outras áreas. É ali que a criança recebe uma ou mais refeições diárias e que se verificam vários tipos de vulnerabilidades e de questões de saúde”, afirmou, defendendo ações para solucionar o déficit de vagas em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

Ao concordar com a defensora pública, o presidente do Conselho Municipal de Educação, professor Márcio Carvalho, ponderou que o atendimento das crianças na fase da primeira infância pela rede de ensino precisa ser feito com qualidade. Ele explicou que o Conselho acompanha atualmente 756 instituições de ensino no município, as quais precisam apresentar documentos e condições favoráveis para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem. 

Por outro lado, a psicóloga da Gerência de Vigilância às Violências e Acidentes da Secretaria Municipal da Saúde, Cida Alves, apontou como outras prioridades a segurança alimentar, a vacinação infantil e o combate da violência física e psicológica. “Bater não educa; humilhar não educa. Os maus-tratos na primeira infância trazem danos irreparáveis no desenvolvimento da criança”, disse. Ela contou também que Goiânia é pioneira na implementação da política pública de promoção da saúde mental, desenvolvimento infantil saudável e prevenção de violências, instituída pela Portaria nº 598/2020. “Só que essa política pública ainda está pequena, precisa de muito estímulo”, revelou.

Já a representante do Juizado da Infância e da Juventude de Goiás, assistente social Marina Rosaura Rodrigues, aproveitou a audiência para divulgar o programa “Entrega Legal para Adoção”. Segundo ela, a mãe que deseja fazer a entrega voluntária pode procurar o fórum ou Juizado da Infância e da Juventude, conselhos tutelares, maternidades, centros de assistência social ou outra unidade da rede de atendimento para manifestar a sua intenção da entrega da criança e receber orientação multiprofissional. “Esse programa evita que a criança passe pela situação de abandono”, enfatizou.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia