Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Audiência pública debate política de assistência social em Goiânia

Audiência pública debate política de assistência social em Goiânia

por Heloiza Amaral publicado 11/06/2021 11h40, última modificação 11/06/2021 13h07

A Câmara Municipal de Goiânia promoveu nesta sexta-feira, 11, por meio do vereador Mauro Rubem (PT), uma audiência pública para discutir a Lei 8.293, de 2004, que trata da política de assistência social na capital. Com a participação de representantes da Universidade Federal de Goiás (UFG), Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Conselho Regional de Psicologia, Tribunal de Contas dos Municípios, Conselho Regional de Assistência Social, Conselho Municipal do Idoso, além de profissionais e estudantes, a audiência teve como destaque a importância da contratação de profissionais qualificados, prioritariamente por meio de concurso público.

De acordo com Maísa Miralva, professora da PUC e especialista em Política de Assistência Social, o principal problema enfrentado atualmente é a falta de comprometimento com o Sistema Único de Assistência Social. Para ela, é fundamental a realização de concurso público e capacitação profissional, para garantir a qualidade do trabalho desenvolvido. Além disso, Maísa Miralva destacou a alteração da Secretaria de Assistência Social para Secretaria de Desenvolvimento Humano como um retrocesso. “É preciso que se tenha claro qual a função da secretaria, qual é o trabalho a ser realizado. E a mudança de nome simboliza o descompromisso com a assistência social”, afirmou.

O chefe de gabinete do Tribunal de Contas dos Municípios, Rodrigo Zanzoni, concordou com a professora e lembrou o trabalho do TCM para garantir a contratação por meio de concurso público. “Por determinação do TCM, houve concurso na área em 2020. Ele está suspenso devido à pandemia, mas haverá o ingresso desses servidores”, explicou. Rodrigo propôs também a criação de um grupo de estudos do TCM e do Legislativo para manter o debate sobre assistência social em Goiânia. Já o secretário municipal de Desenvolvimento Humano, José Antônio da Silva Neto, afirmou que o concurso público é importante, mas garantiu que os atuais servidores da secretaria são competentes e desenvolvem seu trabalho com maestria.

Outro ponto abordado na audiência foi o aumento da desigualdade social após o avanço de neoconservadorismo na política, o que torna ainda mais importante o trabalho efetivo de assistência social, que nem sempre tem ocorrido no município. O vereador Mauro Rubem apontou o programa Renda Família, da Prefeitura de Goiânia, como exemplo. “Era para atender 24 mil famílias na capital, mas não chegou a 10 mil, devido a regras restritivas, como a que trata da propriedade de imóveis. Agora temos que revisar o projeto na Câmara, para que ele chegue a quem realmente precisa.”

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia