Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Audiência pública debate Lei das Calçadas

Audiência pública debate Lei das Calçadas

por joana — publicado 24/11/2016 17h15, última modificação 24/11/2016 17h13

De autoria do Poder Executivo e enviado à Câmara Municipal de Goiânia no dia 10 de junho deste ano, o Projeto de Lei que regulamenta as calçadas da Capital foi o tema da Audiência Pública realizada na tarde de hoje, dia 24, na Sala de Reuniões das Comissões. Iniciativa do vereador Carlos Soares ( PT), que é relator do projeto, a reunião contou com as presenças dos principais atores envolvidos na matéria cujo objetivo é melhorar a vida dos pedestres, promover a acessibilidade e resolver as irregularidades encontradas nas calçadas de Goiânia.

Presenças

Presidida por Carlos Soares, a mesa que dirigiu os trabalhos foi composta pelos vereadores Thiago Albernaz ( PSDB), Elias Vaz ( PSB) e Paulinho Graus ( PDT); Alex Garcia ( presidente da Comissão Técnica Permanente de Acessibilidade e Inclusão) , Pedro Baimer ( representante da Agência Municipal de Meio Ambiente), Antonio de Paula ( representante do CREA), Jhonatan Clímaco ( gerente de Acessibilidade da Prefeitura de Goiânia), Arthur Rios ( arquiteto, representando a Unimed, primeira a construir calçadas acessíveis em Goiânia) , Paulo Freitas ( representante do Sindfisco), Natália Tozetto ( representante da Procuradoria do Município), Célio Nunes ( representante da Secretaria Municipal de Planejamento), Rogério Paz ( diretor lelislativo da Câmara) e José Carlos Palma Ribeiro, presidente do Sindilojas. Também presentes representantes da Comurg, Departamento de Vigilância Sanitária, empresas de telefonia Oi, GVT e Vivo.

Projeto

Ao apresentar o conteúdo do projeto debatido, Alex Garcia revelou que cerca de 80% ( oitenta por cento) das calçadas de Goiânia estão irregulares, sendo que 40% ( quarenta por cento) deste total apresentam irregularidades graves como, por exemplo, rampas transversais que impedem a circulação de cadeirantes. Ressaltou que o projeto em questão veio para simplificar e harmonizar os mais diferentes interesses, incluindo multas bem menores do que as atuais.

Já o presidente do Sindilojas solicitou todo o teor do projeto para, posteriormente, debater os principais pontos com um grupo de 51 ( cinquenta e uma) entidades produtivas de Goiânia.

Para o representante do CREA, tecnicamente a proposta é perfeita, mas questionou sobre a responsabilidade no conserto das irregularidades em calçadas já existentes.

Pedro Baima lembrou que uma vez que a via é pública, a responsabilidade destes reparos seria da Prefeitura de Goiânia e propôs a instalação de uma usina pública de reciclagem de resíduos sólidos para requalificar os passeios problemáticos.

O vereador Elias Vaz propôs novas reuniões para sistematizar todas as questões levantadas na audiência pública.

De acordo com Carlos Soares, “a questão das calçadas remete a segurança dos pedestres, a acessibilidade e o paisagismo”. Daí a importância de prosseguir o debate.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia