Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Audiência pública debate adensamento da Avenida Fued José Sebba

Audiência pública debate adensamento da Avenida Fued José Sebba

por Guilherme Machado publicado 09/10/2024 19h45, última modificação 10/10/2024 11h34
Proposta foi vetada pelo prefeito, mas Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara derrubou o veto
Audiência pública debate adensamento da Avenida Fued José Sebba

Foto: TV Câmara

Em audiência pública na Câmara de Goiânia, nesta quarta-feira (9), a vereadora Sabrina Garcez (Republicanos) promoveu debate sobre o adensamento da Avenida Fued José Sebba, localizada entre o Setor Leste Universitário e o Jardim Goiás. O evento contou com participação de moradores da região e de representantes de entidades da área de habitação, mas sem comparecimento de representantes da Prefeitura.

A proposta foi incluída, por meio de emenda, no projeto de lei complementar nº 12/2024, de autoria da vereadora. O prefeito Rogério Cruz (Solidariedade) vetou a emenda, mas o veto foi derrubado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.

Representando o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO), o engenheiro civil Antônio de Pádua afirmou que a modificação deveria ser feita como emenda ao Plano Diretor e não a um projeto de lei. “É uma questão que exige muito mais discussão, o que poderia ter ocorrido durante as discussões sobre o Plano Diretor”, disse ele.

A arquiteta Patrícia, moradora de um edifício na região, é contra o adensamento. Ela disse que a avenida, assim como as adjacências, estão sempre lotadas de carros estacionados, devido à presença de órgãos públicos e de outras empresas. Ainda segundo ela, a avenida já está sobrecarregada pelo tráfego de veículos que chegam a Goiânia pela BR-153 ou que vêm de Senador Canedo e dos condomínios, não comportando a verticalização proposta, já que aumentaria o tráfego na região.

Já o corretor de imóveis Henrique Costa se manifestou a favor da verticalização. Para ele, as novas residências construídas poderiam ser ocupadas por funcionários de órgãos e de empresas da região, o que diminuiria o uso do carro nos deslocamentos, beneficiando o trânsito em toda a cidade.

A respeito da validade da proposta, Sabrina Garcez esclareceu que não há impedimento jurídico para a modificação por meio de emenda ao seu projeto. Ela defendeu o adensamento da região, uma vez que há dois eixos de desenvolvimento, a BR-153 e a Marginal Botafogo, garantindo fluidez ao trânsito. “Quando falamos de adensamento, estamos tratando de regiões já estruturadas, evitando o espraiamento ainda maior da cidade”, afirmou.

A vereadora anunciou nova audiência pública sobre o tema na próxima segunda-feira (14), às 14 horas. Sabrina Garcez garantiu a presença de técnicos da Prefeitura para debater os demais vetos do prefeito ao PLC 12/2024, que definem parâmetros urbanísticos e edilícios para construção de 1.600 unidades habitacionais de interesse social, beneficiando cerca de quatro mil pessoas por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia