Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Audiência discute corte de gastos na lei de incentivo a cultura

Audiência discute corte de gastos na lei de incentivo a cultura

por Michelle Lemes publicado 11/04/2018 16h53, última modificação 11/04/2018 16h53

Foi realizada na tarde dessa quarta-feira, 11, no auditório Carlos Eurico, uma audiência pública para discutir a lei de incentivo a cultura. O evento, que foi organizado pelo vereador Anselmo Pereira (PSDB), contou com a presença de diversos representantes da Secretaria Municipal de Cultura, dos Conselhos Municipais e Estaduais de Cultura, da Secretaria Municipal de Educação, da Associação Goiana de Artes Visuais (AGAV), bem como a vereadora Leia Klébia (PSC).

A reunião apontou a tentativa de corte de gastos na lei de incentivo a cultura por parte da Prefeitura de Goiânia. O vereador Anselmo Pereira destacou o grito de alerta que a audiência transmite. “O pouco que temos não pode ser retirado, pelo contrário, deveria ser incentivado ainda mais”.

Laila Santoro, presidente do Conselho Municipal de Cultural, revelou grande preocupação com a delicadeza da situação. Para a presidente, existe uma possibilidade de encerramento da Lei de incentivo a cultura. “O assunto saiu na mídia e não foi desmentido, então alguma coisa tem. Fizemos um manifesto da classe com mais de 40 instituições culturais que não concordam com essa situação e iremos apresentar ao prefeito”.

O representante da Associação Goiana de Artes Visuais, Bento Cassiano, afirmou o caráter de urgência da discussão. “Nós não podemos esperar a coisa acontecer, não podemos abrir mão em hipótese alguma da extinção ou diminuição desse benefício que é garantido por lei e direito nosso”. Bento também assinalou o quanto a cultura sofre no Estado de Goiás. “É a classe mais penalizada em nosso Município”.

Flávia Maria Cruvinel, representando o reitor da UFG Edward Madureira, incentivou o planejamento de novas estratégias para reverter o atual cenário. “Precisamos pensar e agir. Quem milita na cultura há algumas décadas percebe a dificuldade de sair do lugar. Vamos dar funcionalidade, rotina, fazer com que seja executada a lei”.

Já Maria da Luz Santos, representante da Secretaria Municipal de Educação, ressaltou a criação de vários projetos pelo órgão bem como a necessidade de união. “Diminuir a oferta é diminuir o acesso das crianças aos bens culturais. A nossa luta só é possível a partir do momento que unimos a nossa força em prol do mesmo objetivo” . (Por Gabriel Hamon  - estagiário vinculado à PUC-GO)

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia