Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Aprovado projeto que regulamenta a pet terapia em unidades de saúde de Goiânia

Aprovado projeto que regulamenta a pet terapia em unidades de saúde de Goiânia

por Paulo Henrique Galves da Silva publicado 14/06/2019 10h30, última modificação 14/06/2019 22h08
Aprovado projeto que regulamenta a pet terapia em unidades de saúde de Goiânia

Foto: Alberto Maia

 

Texto produzido pela assessoria da Presidência

A Terapia Assistida por Animais (TAA), popularmente chamada de pet terapia, passa a ter o apoio e o suporte de legislação municipal própria em Goiânia. O projeto de lei de autoria do vereador Romário Policarpo (PROS) que autoriza a visita de animais domésticos e de estimação a pacientes internados em hospitais, clínicas e asilos foi aprovado por unanimidade nesta quinta-feira, em segunda e última votação, pela Câmara de Goiânia.

A lei aprovada segue agora para a sanção do prefeito. A nova legislação autoriza e normatiza a entrada de animais domésticos e de estimação nas unidades públicas e particulares integrantes do Sistema Único de Saúde (SUS) na capital. A regulamentação da visita dos pets em hospitais, clínicas e asilos permitirá a adoção da chamada Terapia Assistida por Animais (TAA), reconhecida como poderosa aliada na evolução do tratamento de pacientes de longa internação.

"É fundamental lembrar que haverá regras muito claras e rígidas, estabelecidas em seus detalhes pelos próprios médicos, sobre a forma de acesso dos animais às unidades de saúde, de modo a garantir que a pet terapia seja totalmente positiva para os pacientes que quiserem e puderem utilizá-la", afirmou o vereador Romário Policarpo, que é presidente da Câmara de Goiânia, ao comentar nesta quinta-feira a aprovação do projeto.

A Terapia Assistida por Animais, também chamada de animal terapia ou pet terapia, é reconhecida em diversos países e já foi implantada com muito sucesso em hospitais de referência no Brasil. ”Em Goiânia, também já tivemos experiências nesse sentido, também com muito êxito, como é o caso do Hugo (Hospital Estadual de Urgências de Goiânia Dr. Valdemiro Cruz), que visitaremos neste sábado", informou Romário.

A proposta estabelece as condições de ingresso e circulação dos animais nas unidades de saúde e observa que não estará permitida a entrada dos pets em setores de isolamento, quimioterapia, UTIs, farmácias e áreas de manipulação, entre outros. De modo geral, as regras de ingresso estão estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia