Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Câmara aprova fornecimento de óculos e exames de acuidade visual para filhos de trabalhadores da Comurg

Câmara aprova fornecimento de óculos e exames de acuidade visual para filhos de trabalhadores da Comurg

por Michelle Lemes publicado 22/06/2022 10h50, última modificação 23/06/2022 11h04
De autoria do vereador Clécio Alves (Republicanos)), projeto prevê que logística de realização dos exames caberá à Secretaria Municipal de Saúde

A Câmara de Goiânia aprovou, em Sessão Ordinária nesta quarta-feira (22), o projeto de lei 261/2021, que propõe programa de avaliação oftalmológica para filhos de trabalhadores da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg). De autoria do vice-presidente da Casa, vereador Clécio Alves (Republicanos), a proposta prevê fornecimento de óculos, além da realização de exames de acuidade visual e de avaliação de resultados. “A ideia é garantir saúde visual aos filhos desses importantes trabalhadores, a fim de incentivá-los também nos estudos. Nossa intenção é de que avaliações sejam feitas no início de cada ano, como forma de reduzir inclusive a evasão escolar”, destaca o parlamentar.

Segundo a matéria, o objetivo é de que o Poder Executivo estabeleça parcerias com os Governos Federal e Estadual e/ou com a iniciativa privada para fornecimento de óculos e lentes ao programa. “Toda a logística de realização dos exames caberá à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que disponibilizará meios adequados ao atendimento dos filhos de trabalhadores da Comurg”, explica Clécio.

Ainda de acordo com o projeto, exames deverão ser agendados pela direção da Comurg, em parceria com a SMS, que disponibilizará aos pais – trabalhadores da companhia – os devidos comprovantes de realização do exame de acuidade visual. Já em casos de doenças oftalmológicas de maior gravidade, a Secretaria disponibilizará acompanhamento médico e suporte necessários às crianças, com anuência dos pais. “A boa notícia é que todas as crianças avaliadas passarão por reavaliação anual, tudo em conformidade com orientação das autoridades de saúde”, afirma o autor da proposta.

Evasão escolar

Dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) apontam que o país tem de 25 a 30 mil crianças cegas, em decorrência de doenças oculares que poderiam ser evitadas ou tratadas precocemente. Além disso, 80% das crianças que possuem baixa visão nunca fizeram exame de vista. Entre problemas apresentados pelo não uso de óculos, estão estrabismo e ambliopia – esta última uma das principais causas de cegueira infantil.

*Com informações da assessoria de comunicação do vereador

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia