Plenário aprova oferta permanente de atendimento psicológico em escolas municipais
O Plenário da Câmara de Goiânia aprovou, em segunda votação, nessa quinta-feira (11), projeto de lei (PL 179/2023) que determina a oferta permanente de atendimento psicológico pela Rede Municipal de Ensino. De autoria da vereadora Léia Klebia (Podemos), o texto prevê atendimento individualizado para alunos e professores. A matéria segue para sanção ou veto do prefeito Sandro Mabel (União Brasil).
Segundo a proposta, o atendimento psicológico a crianças e adolescentes deverá ser prestado por profissional capacitado. O especialista deverá identificar comportamentos e manifestações individuais e coletivas que sugiram violência doméstica, abuso sexual, bullying, uso de drogas, risco de suicídio e outros tipos de violência.
Dados
Goiânia é a oitava capital com mais registros de bullying nas escolas. A Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (Pense), divulgada pelo IBGE, em julho de 2022, aponta que 43,3% dos alunos de instituições públicas e privadas da capital sofreram algum tipo de violência ou de bullying.
Outra estatística revela aumento na frequência de ataques realizados em escolas brasileiras. Conforme dados informados pelo Conselho Tutelar, em Goiânia, 25 casos de violência são registrados mensalmente nas escolas – incluindo ameaças contra professores e brigas entre alunos.













