Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Aprovado projeto que cria novas regras de cobrança do ISS

Aprovado projeto que cria novas regras de cobrança do ISS

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 26/10/2017 12h36, última modificação 26/10/2017 12h36

Em primeira votação, por 19 votos a zero, o plenário aprovou na sessão de hoje (26), o projeto de lei complementar que altera o Código Tributário de Goiânia e que define os novos serviços que estarão sujeitos à cobrança do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS). O projeto foi encaminhado à Câmara em dezembro do ano passado pelo ex-prefeito Paulo Garcia, PT, tendo recebido parecer favorável da ex-vereadora Cida Garcêz. 

O projeto foi encaminhado para ser apreciado pela Comissão Mista, presidida pelo vereador Lucas. a quem caberá a escolha do relator da matéria, que será votada em segunda e última discussão pelo plenário nos próximos dias.

Nas alterações propostas pelo ex-prefeito Paulo Garcia, serão centenas de novos tipos de serviços e atividades que, com a nova Lei, passarão a pagar o ISS. Entre eles, se destacam armazenamento ou hospedagem de dados, textos,  imagens, vídeos, páginas eletrônicas, aplicativos e sistemas de informação, elaboração de programas de computadores, jogos eletrônicos (incluindo tablets, smartphones e congêneres), florestamento, vigilância, segurança ou monitoramento de bens, composição gráfica (fotocomposição, clicheria, zincofrafia, fotolitografia).

E ainda restauração, pintura, lavagem, secagem, tingimento, acabamento, polimento de qualquer objeto, aplicação de tatuagens, piercings e congêneres, cessão de uso de espaços em cemitérios para sepultamento,  Paulo Garcia, na justificativa, lembra que as alterações referentes ao ISS foram encaminhadas pela presidência da República e aprovadas pela Câmara dos Deputados, permitindo que os municípios cobrem esse imposto onde o serviço é prestado.  "Ademais, que a referida proposta visa ampliar o rol de serviços sujeitos à tributação pelo município, aumentando a sua receita fiscal", citou.

A estimativa é de que a Prefeitura, com a nova cobrança, aumente sua receita mensal em mais de R$ 6,5 milhões.

EMENDAS

Lucas Kitão afirma que alguns vereadores estariam propensos a apresentar emendas ao projeto, com a finalidade de que parte da arrecadação seja usada pelo Paço para atender as chamadas emendas impositivas dos vereadores. Ele lembra que a Câmara aprovou um projeto que obriga a Prefeitura a utilizar 1,2% da sua receita líquida para tais emendas, o que, diz Kitão, daria pouco mais de R$ 1 milhão para cada vereador. "Do total, ele é obrigado a utilizar 50% em programas destinados a atender a saúde", destacou.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia