Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Aprovado projeto que antecipa eleição da Mesa Diretora da Câmara

Aprovado projeto que antecipa eleição da Mesa Diretora da Câmara

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 14/11/2018 12h50, última modificação 14/11/2018 16h10

Por 25 votos favoráveis, três abstenções e um voto contra, o plenário da Câmara aprovou na sessão de hoje (14) o projeto do vereador Vinicíus Cirqueira, Pros, que antecipa a eleição para a primeira semana de dezembro a escolha da nova Mesa Diretora da Casa, para o biênio 2019/2020. O projeto estabelece ainda a formação de uma comissão de transição, a ser formada por membros da atual Mesa Diretora e dos futuros dirigentes do Poder, com a finalidade de discutir programas, iniciativas administrativas e políticas a serem implementadas a partir de janeiro de 2019.

O presidente da Câmara, Andrey Azeredo, MDB, confirmou para na sessão ordinária o projeto de Vinícius será apreciado em segunda e última votação. "Será observado a normalidade da tramitação do projeto. Ou seja, se aprovado, ato contínuo a matéria será encaminhada para a Diretoria Legislativa e posteriormente publicada no Diário Oficial do Município, com as eleições para a escolha da nova Mesa Diretora sendo feita na primeira semana de dezembro", informou o presidente.

Vários vereadores comemoraram a aprovação do  projeto, entre eles, Lucas Kitão, PSL, que disse: "O projeto é inovador, vai permitir uma transição tranquila, sem contar nossa independência na aprovação de matérias. Foi um passo importante".

Já o autor da proposta, Vinicíus Cirqueira afirmou que "os colegas entenderam a importância desse mudança no Regimento Interno da Casa. A transição vai permitir ao futuro presidente mais condições para articular o que irá fazer nos próximos dois anos. Goiânia precisa desta Câmara. E o próximo presidente, portanto, terá assim melhores condições de cuidar do Poder". E Cristina Lopes, PSDB. completou:"Essa aprovação vai valorizar mais ainda o Legislativo goianiense".

DEBATES

Na sessão de ontem (13), Andrey Azeredo retirou da pauta de votação o projeto de Vinicíus Cirqueira, sob alegação de que havia um requerimento do vereador Carlin Café, PPS, questionando a aprovação pela Comissão Mista do referido projeto. "Estou cumprindo apenas o Regimento Interno da Casa", alegou Azeredo. Mas a medida foi duramente criticada pela maioria dos vereadores, com a sessão se prologando por mais de duas horas. 

Imediatamente a presidente da CCJ, vereadora Sabrina Garcêz, convocou os membros da Comissão para uma reunião extraordinária, na qual a maioria decidiu pelo arquivamento do projeto de Carlin Café, que queria que a eleição da Mesa fosse realizada em 1º de fevereiro do próximo ano, o que garantiria a participação de cinco suplentes no processo de escolha da nova Mesa. 

Os opositores de Carlin disseram que sua proposta "era apenas uma manobra rasteira". HOje, porém, da tribuna, o vereador negou que estivesse fazendo manobra mas apenas "justiça com os suplentes, que poderiam participar da votação, enquanto os titulares irão para o Senado, Câmara Federal e Assembleia Legislativa".

 

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia