Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Aprovado projeto de Romário Policarpo que cria campanha contra arquitetura hostil

Aprovado projeto de Romário Policarpo que cria campanha contra arquitetura hostil

por Paulo Henrique Galves da Silva publicado 10/10/2024 11h25, última modificação 10/10/2024 13h37
Sugerida por estudantes do Programa Politizar, proposta busca conscientizar sobre impactos dessa prática para população marginalizada
Aprovado projeto de Romário Policarpo que cria campanha contra arquitetura hostil

Foto: Millena Cristina

O Plenário da Câmara Municipal de Goiânia (CMG) aprovou, nesta quarta-feira (9), em segunda discussão, projeto que autoriza o município a criar a Campanha de Conscientização Contra a Arquitetura Hostil em Prol da Defesa dos Direitos da População em Vulnerabilidade. De autoria do presidente da Casa, vereador Romário Policarpo (PRD), o projeto foi sugerido pelos vereadores simulados Marina Gregório (Cepae), Pedro Enzo (Cepae) e Júlia Mota (Colégio Fractal), participantes do Programa Politizar. 

O objetivo da matéria é informar moradores e empresários da cidade sobre os direitos das pessoas em situação de desamparo e sobre o impacto da arquitetura hostil para exclusão dessa comunidade. Utilizada para dificultar a permanência de pessoas em espaços públicos como calçadas, praças e parques, a arquitetura hostil pode ser compreendida como colocação de pedras ou espinhos em áreas cobertas ou divisórias em bancos, entre outras práticas. “Ao combater práticas que desumanizam minorias e promover um ambiente urbano acolhedor e justo, asseguramos que todos tenham igual acesso a oportunidades e direitos”, ressalta Policarpo.

De acordo com o texto do projeto, caso a proposta seja sancionada pelo Executivo, a Prefeitura de Goiânia deverá realizar campanhas educativas para informar sobre os conceitos da arquitetura hostil e para incentivar práticas de design urbano que busquem inclusão de grupos marginalizados. “A inclusão ativa de todas as vozes na sociedade contribui para o desenvolvimento de uma comunidade onde a diversidade é valorizada, resultando em uma sociedade mais justa, acolhedora e coesa para todos”, afirma o presidente da Câmara.

Para realizar a campanha, a Prefeitura poderá fazer parcerias com organizações não-governamentais e movimentos sociais para divulgação de vídeos, cartilhas e anúncios impressos ou em mídias digitais.

Politizar

O Politizar é um projeto da CMG em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) que busca estimular, entre estudantes do ensino médio das redes pública e particular de Goiânia, o interesse pela política. Por meio de votação direta nas escolas, são eleitos 35 vereadores que simulam, na Câmara, atividades legislativas, desde apresentação até votação de projetos. Em 2024, foi realizada a quarta edição do Politizar.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia