Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Aprovado projeto de Policarpo que altera símbolo representativo de idosos em espaços públicos e privados

Aprovado projeto de Policarpo que altera símbolo representativo de idosos em espaços públicos e privados

por Da Redação publicado 18/10/2022 10h30, última modificação 19/10/2022 10h35
Sugestão partiu de estudante que classifica atual imagem como desrespeitosa às pessoas mais velhas

A Câmara Municipal de Goiânia aprovou, em segunda votação, nesta terça-feira (18), projeto de lei que altera o pictograma representativo de pessoas com mais de 60 anos de idade. De autoria do presidente do Legislativo, vereador GCM Romário Policarpo (Patriota), o texto estabelece que a mudança vale para placas instaladas em locais públicos e privados.

A proposta substitui a atual imagem – utilizada, por exemplo, para delimitar vagas preferenciais de estacionamento – de um idoso curvado e com bengala, para um símbolo de pessoa mais ativa, ao lado da inscrição “60+”. A ideia partiu do estudante Mateus Frata Naciff, de dez anos, que, ao lado dos pais e dos avós, acompanhou a votação. “Eu estava no clube com minha família e vi essa placa. Achei um pouco ofensiva, porque não é todo idoso que você olha e está meio corcunda e com bengala”, disse. Com ajuda dos pais, Mateus produziu um vídeo e chamou a atenção para o assunto.

A reserva de 5% de vagas em estacionamentos e o atendimento preferencial a pessoas com mais de 60 anos foram determinados pelo Estatuto do Idoso, de 2003. Na justificativa apresentada ao projeto, o autor ressaltou ser importante que idosos “sintam-se representados pelas placas, que devem simbolizar um de seus direitos, e não se sentirem constrangidos pela forma como foram retratados”. O parlamentar lembrou ainda que qualidade e expectativa de vida dos idosos vêm melhorando ao longo dos anos. “O perfil do idoso está diferente e a identificação visual referente a esse grupo deve acompanhar, do mesmo modo, essas mudanças”, concluiu Policarpo.

Outros parlamentares parabenizaram o estudante pela ideia. “Não me sinto velho nem corcunda, pelo contrário. Você está fazendo um projeto que acaba de beneficiar a mim e a todos os idosos de Goiânia”, disse Anselmo Pereira (MDB), que tem 66 anos.

Presidente da Comissão do Idoso, o vereador Pastor Wilson (PMB) também comentou a aprovação. “Vamos tirar aquela placa e vamos ficar de pé. Eu quero te parabenizar pelo projeto”, declarou. “Parabéns para você pela brilhante ideia, que foi acatada pela Câmara Municipal de Goiânia. Que mais ideias como a sua venham de crianças, jovens, adultos e também de pessoas da terceira idade”, afirmou Sandes Júnior (PP). “Queria te parabenizar e, através de você, alertar a sociedade de Goiânia que fizesse igual, que se interessasse pelas coisas do município”, ressaltou Cabo Senna (Patriota).

O projeto prevê ainda que decreto do Executivo regulamente a forma de substituição das placas e da fiscalização do cumprimento da lei, após sancionada pelo prefeito Rogério Cruz (Republicanos).

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia