Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / APROVADO PLANO DE ATENÇÃO À POPULAÇÃO DE RUA

APROVADO PLANO DE ATENÇÃO À POPULAÇÃO DE RUA

por lucas-ff — publicado 16/03/2016 12h00, última modificação 20/04/2016 09h24
Além de Centros POP a Prefeitura deverá criar e manter moradias provisórias, restaurantes comunitários e capacitação para o retorno ao trabalho

O plenário aprovou hoje (16), por unanimidade, em última votação, projeto de lei que trata do Plano Municipal de Atenção à População em Situação de Rua, que compreende a implantação e manutenção de vários serviços e programas. O projeto recebeu emenda da presidente da Comissão de Direitos Humanos, vereadora Cristina Lopes (PSDB) ampliando a assistência jurídica às pessoas em situação de rua. Representantes do Movimento População de Rua acompanharam a votação das galerias. 

Pelo texto, considera-se população em situação de rua o grupo populacional em pobreza extrema, com vínculos familiares rompidos e sem moradia que utiliza logradouros públicos como moradia e sustento, de forma temporária ou permanente. Os serviços a serem mantidos pelo poder público para atender essas pessoas incluem:
-Centro POP – Centro de Referência Especializada para a População em Situação de Rua com equipe multidisciplinar e funcionamento de oito horas diárias.

-Programas preventivos
-serviços de acolhimento institucional, próprios ou conveniados que atendem, inclusive pessoas com doenças infectocontagiosas
- moradias provisórias para até 15 pessoas em processo de reinserção social
- canais de comunicação para recebimento de denúncias de violência contra essas pessoas
-restaurantes comunitários
-treinamentos para servidores municipais que operam os serviços de abordagem, atenção e amparo
- ações educativas visando superação de preconceito contra tais moradores
-soluções habitacionais definitivas para pessoas em processo de reinserção social
-oficinas, cooperativas de trabalho, capacitação profissional, encaminhamento à postos de trabalho
- garantia de vagas na rede pública de ensino e em escolas de tempo integral para crianças e adolescentes egressos de situação de rua.
Durante a votação da matéria os vereadores Djalma Araújo (Rede) e Tatiana Lemos (PCdoB) ressaltaram a importância da criação de uma política pública que atenda esses cidadãos. Djalma prometeu questionar a secretaria Municipal de Assistência Social sobre as ações efetuadas na pasta e Tatiana ressaltou a violência extrema pela qual passa a mulher que vive nas ruas, sendo tratada como prostituta além das que estão grávidas ou são mães. O projeto segue para apreciação do Executivo. (Quézia Alcântara)

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia