Câmara aprova ampliação do Teste do Pezinho
Em Sessão Ordinária nesta terça-feira (27), o Plenário da Câmara de Goiânia aprovou, em segunda votação, projeto de lei (PL 259/2024) que inclui, no Teste do Pezinho, exames para diagnóstico da Distrofia Muscular de Duchenne e da Atrofia Muscular Espinhal. De autoria do vereador Anselmo Pereira (MDB), o texto eleva de seis para oito o número de exames realizados pelo teste em unidades de saúde do município.
Segundo a matéria, a Prefeitura deverá acompanhar e fornecer diretrizes para o tratamento dos pacientes diagnosticados com as deficiências.
Distrofia Muscular de Duchenne
A Distrofia Muscular de Duchenne é uma doença genética que causa fraqueza muscular progressiva, geralmente a partir dos primeiros anos de vida.
O diagnóstico precoce, por meio do Teste do Pezinho ampliado, possibilita identificar a condição antes da manifestação de sintomas mais graves – o que é fundamental para o início do tratamento e para o acompanhamento desde os primeiros meses.
Intervenções como fisioterapia, medicamentos e ajustes na rotina ajudam a retardar a progressão dos sintomas, prolongando a mobilidade e a qualidade de vida da criança.
Atrofia Muscular Espinhal
A Atrofia Muscular Espinhal também pode ser identificada precocemente a partir da realização do Teste do Pezinho.
A triagem neonatal para a doença tem sido implementada em todo o mundo. Segundo os médicos, o início da terapia modificadora em recém-nascidos resulta em melhores desfechos.
O projeto segue para sanção ou veto do prefeito Sandro Mabel (União Brasil).