Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Aprovado benefício de pecúlio no plano de seguridade dos servidores efetivos

Aprovado benefício de pecúlio no plano de seguridade dos servidores efetivos

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 05/10/2016 11h05, última modificação 05/10/2016 11h05

O projeto de benefício de pecúlio do plano de seguridade social do servidor efetivo da Prefeitura foi aprovado hoje (5) pela Câmara em segunda e última votação. O projeto foi encaminhado por Paulo Garcia, do PT, em junho deste ano e é uma antiga reivindicação dos servidores municipais. A propositura foi aprovado por unanimidade dos vereadores presentes à sessão de hoje.

Pelo projeto, pecúlio é a indenização a ser paga, em uma única parcela, ao beneficiário, em caso de óbito do servidor participante, que é efetivo, sob  o regime estatutário. No caso, no ato da posse, o servidor aderiu ao benefício do pecúlio.

Também fica estabelecidos, no projeto, a relação dos documentos que o beneficiário terá de apresentar para ter acesso ao pecúlio, entre os quais, certidão de óbito devidamente autenticada em cartório, cópia do documento de identidade. Já o beneficiário terá que apresentar cópias da identidade e do CPF, comprovante de endereço residencial e comprovante de conta bancária, para crédito do valor do pecúlio.

No parágrafo único, o projeto estipula em 30 dias o prazo para o município realizar o pagamento do pecúlio ao beneficiário, bem como sobre a destinação do recurso para outros indicados, no caso de morte do beneficiário principal.

JUSTIFICATIVA

Ao justificar seu projeto, Paulo Garcia lembra que o pecúlio do servidor municipal, instituído pela Lei nº 6.330, de novembro de 1985, foi uma importante conquista e "teve como finalidade proporcionar melhores condições financeiras aos familiares do servidor, quando do seu falecimento. A atual reformulação decorre do aumento da idade cronológica dos servidores municipais e do número de óbitos verificados mensalmente".

Segundo Garcia, o presente projeto aumenta o número de pagamentos de pecúlio de oito para dez ao mês, visando, com isso, minimizar a demora de mais de três anos de espera dos dependentes do servidor. "Por exemplo, até maio deste ano estão aguardando o pagamento do pecúlio 306 processos".

Com a nova lei, lembra o prefeito, o reajuste do pecúlio não será mais vinculado ao do salário mínimo, mas com o índice de revisão anual dos vencimentos dos servidores municipais.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia