Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Aprovado aumento de níveis máximos de som permitidos em Goiânia

Aprovado aumento de níveis máximos de som permitidos em Goiânia

por Guilherme Machado publicado 06/06/2019 15h35, última modificação 11/06/2019 15h31
Aprovado aumento de níveis máximos de som permitidos em Goiânia

Foto: Alberto Maia

A Câmara Municipal aprovou na sessão plenária desta quinta (6) o aumento dos limites de som permitidos na capital em segunda e última votação. O projeto de lei complementar (nº 2018/33), que é de autoria do vereador Zander Fábio (Patriota), sobe para 80 e 75 decibéis os volumes máximos permitidos durante o dia e a noite, respectivamente, na zona residencial urbana e no centro da cidade. Os limites atuais são de 55 (dia) e 50 decibéis (noite) para a zona residencial urbana; 65 (dia) e 55 decibéis (noite) para o centro. 

O autor da matéria explicou que a proposta não se trate de uma flexibilização, mas de uma adequação. “Os parâmetros atuais são impossíveis de ser atendidos. Todos os estabelecimentos precisariam ser fechados. Precisamos de adequar à realidade”, disse Zander. 

Ele afirmou ainda que, diante da realidade da população nos dias atuais, qualquer atividade rotineira é capaz para extrapolar os limites previstos. “O descanso é um direito de todos, mas a fixação de níveis impraticáveis de emissão de ruído para bares, restaurantes, casas noturnas e eventos não soluciona o problema do barulho gerado pelo trânsito e pelas pessoas, uma vez que o maior causador da poluição sonora em qualquer grande cidade é o tráfego de veículos.” 

Para o vereador, os atuais limites afetam três setores sociais. “Os músicos e artistas, que não têm local para apresentar shows e acabam evadindo da cidade; a população, que não encontra oferta variada de espaços para se divertir; e os trabalhadores que atuam na noite cultural, que são demitidos após o fechamento de estabelecimentos.” 

“Quando falam em aumentar a tolerância de decibéis na lei, as pessoas acham que vamos aumentar o barulho nos bares e restaurantes. Na verdade, não. Queremos apenas condições mínimas para cumprir a lei e evitar que multas sejam dadas indevidamente”, acrescentou.

O projeto recebeu 23 votos a favor e um contra, do vereador Andrey Azeredo (MDB). Houve a abstenção de três vereadores, seis deles não votaram e dois não estavam presentes no momento da votação.

Eventos religiosos 

Também foi aprovada uma emenda aditiva do vereador Welington Peixoto (MDB) com a finalidade de permitir a realização de eventos religiosos nas vias públicas sem as restrições aos demais eventos impostas pelo Código de Posturas, como permissão prévia da Prefeitura, potência máxima de som em até 3 mil watts IHF ou RMS , limites de início e término entre 15h e 22h e intervalo mínimo de 120 dias entre eventos no mesmo local.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia