Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Aprovadas medidas para funerais de pessoas carentes

Aprovadas medidas para funerais de pessoas carentes

por silvana — publicado 05/04/2018 12h45, última modificação 05/04/2018 13h01

Em última votação, o Plenário da Câmara aprovou  na sessão de hoje, 05/04,  projeto de lei de iniciativa da vereadora Sabrina Garcez (sem partido) que tem como objetivo, “garantir serviços funerários mais dignos às famílias carentes e aos indigentes”.

De acordo com a matéria, no atendimento gratuito a pessoas carentes, assim reconhecidas pelo Poder Público, estão obrigatoriamente incluídos a preparação do corpo com o tratamento adequado para que suporte até doze horas de velório, o fornecimento de urna mortuária adequada ao tamanho e largura do corpo, ornamentação com flores naturais ou artificiais capaz de cobrir dos ombros até o final da urna, a remoção para o velório ou para a residência e o velório e transporte para o sepultamento.

O projeto previa inicialmente, que o  funeral teria a duração mínima de seis horas e máxima de dozes horas, a critério da família. Salvo se não desejasse a realização de velório. Emenda apresentada pela autora, reduz o tempo mínimo para 2 (duas) horas, caso seja conveniente à família acelerar a cerimônia.

Multa

A proposta prevê ainda que deixar de prestar serviços funerários gratuitos às famílias carentes no prazo de três horas após a requisição pela Divisão de Controle de Sepultamentos, da SEMAS- Secretaria Municipal e Assistência Social,  acarretará em multa de R$ 10.000,00 (dez mil reais), que pode ser duplicada em caso de reincidência e provocar a cassação de concessão, em caso de uma terceira infração.

A iniciativa de Sabrina visa resguardar esses direitos, que segundo ela, não vêm sendo cumpridos da forma como deveriam. As empresas funerárias que têm convênio com a SEMAS para o atendimento das pessoas que não possuem condições financeiras de arcar com o velório, não têm oferecido um tratamento digno às famílias enlutadas.

Entre as falhas que a vereadora visa corrigir, está a  que deverá garantir a preparação do corpo, “que hoje só é feita em determinados casos classificados por critérios arbitrários, alegas Sabrina. “ A demora no atendimento e a falta de preparação do corpo, praticamente inviabilizam o direito das famílias de velarem seus entes queridos”, conclui. A matéria deverá passar ainda pela sanção do prefeito Iris Rezende.  

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia