Câmara aprova projetos que beneficiam pessoas com Transtorno do Espectro Autista
Foram aprovadas em última votação duas matérias de autoria conjunta dos vereadores Dr. Gustavo (Agir) e Tião Peixoto (PSDB). Elas beneficiam pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A primeira delas institui a Casa do Autista, que visa ampliar o atendimento de saúde, educação, terapia educacional, assistência social e inclusão, não importa a idade do paciente. O suporte também será para os familiares de pessoas com TEA, com o objetivo de fortalecer o apoio àqueles com o transtorno.
A outra matéria proíbe a comercialização, transporte e utilização de fogos de artifício com estampido. Os que produzem apenas efeitos visuais sem estampidos continuam permitidos, desde que devidamente regularizados pelos órgãos competentes.
“Estudos demonstram que pessoas com esse transtorno possuem uma hipersensibilidade auditiva, tornando o som dos fogos agressivo e doloroso. Para essas pessoas, o estampido não é apenas um incômodo, mas pode desencadear crises de estresse, ansiedade e episódios de autolesão”, diz trecho da justificativa.
 
















