Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / APROVADA RENOVAÇÃO DA CONCESSÃO DOS SERVIÇOS DA SANEAGO PARA O MUNICÍPIO

APROVADA RENOVAÇÃO DA CONCESSÃO DOS SERVIÇOS DA SANEAGO PARA O MUNICÍPIO

por lucas-ff — publicado 22/03/2016 16h05, última modificação 20/04/2016 09h56
A proposta do Paço prevê gestão compartilhada entre e Prefeitura de Goiânia e a empresa de Saneamento do Estado de Goiás. A votação foi acompanhada pelos servidores da empresa que com cartazes manifestavam apoio à aprovação do projeto.

No dia em que se comemora o Dia Mundial da água, a Câmara aprovou hoje em segunda e última votação o projeto de lei do Prefeito Paulo Garcia (PT) que permite a renovação por mais 30 anos da concessão dos serviços de água e esgoto sanitário do município à SANEAGO- Saneamento de Goiás S/A , Sociedade de Economia Mista.

O projeto foi aprovado com 26 votos favoráveis contra 6 dos vereadores Célia Valadão, Clécio Alves, Denicio Trindade e Wellington Peixoto, todos do PMDB; Paulo Magalhães (SD) e Paulinho Graus (PDT). O vereador Izidio Alves (PMDB) não votou e a vereadora Cida Garcês não estava presente. 

Segundo Célia, o contrato atual só vai vencer daqui a seis anos e questionou: "por que a pressa em renovar agora? Qual o motivo da correria? Nos próximos seis anos teríamos tempo de melhor analisar o que está sendo proposto e ver se é realmente o melhor para Goiânia", afirmou. 

FISCALIZAÇÃO

O presidente da Casa, Anselmo Pereira (PSDB) afirmou que “o fato mais importante é que as emendas apresentadas não permitirão que a SANEAGO seja privatizada nos próximos 30 anos e, a empresa deverá enviar relatórios de gestão para a Câmara, o que permitirá ao Legislativo, a fiscalização do contrato. 

Elias defendeu a aprovação, lembrando que o projeto foi amplamente discutido na Câmara e com a sociedade organizada. “Garantir o interesse público é nosso compromisso com a população de Goiânia, afirmou. Segundo Djalma, que relatou o projeto na CCJ, houve um debate transparente da matéria.

A bancada do PSDB apoiou a renovação da concessão, sob o argumento de Cristina Lopes, de que “a medida permitirá a ampliação dos serviços.” Os vereadores do Bloco Moderado votaram segundo Zander,”com segurança e tranqüilidade, porque foram ouvidos todos os atores envolvidos e foram feitas várias diligências inclusive com os servidores da SANEAGO.

PROPOSTA

A matéria prevê que “a delegação dos serviços abrange toda a área urbana do Município, em regime de exclusividade, podendo ser alterada, de comum acordo entre as partes, mediante revisão e aditivo contratual, preservando o equilíbrio econômico e financeiro da prestação dos serviços.”

De acordo com a proposta aprovada hoje, “o Poder Executivo Municipal fica autorizado a estabelecer com o Governo do Estado de Goiás gestão associada para a prestação, planejamento, regulação e fiscalização dos serviços de saneamento básico, integrado pelas infraestruturas, instalações operacionais e serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, no município de Goiânia, em conformidade com o disposto nos artigos 175 e 241 da Constituição Federal. 

O projeto do Paço prevê ainda que a tarifa dos serviços seja fixada por uma entidade reguladora competente que deverá ser criada futuramente por uma nova lei. Também cria o Conselho de Saneamento de Goiânia, cujo objetivo será discutir e deliberar sobre projetos de saneamento e será composto por representantes das secretarias municipais de Infraestrutura; de Planejamento Urbano e Habitação; da Agência Municipal de Meio Ambiente-AMMA; do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás-CREA-Go, do setor empresarial e de dois vereadores. 

MODIFICAÇÕES

Na CCJ- Comissão de Constituição e Justiça da Casa, onde o projeto foi analisado primeiramente, antes de ser submetido à apreciação do Plenário, o relator da matéria, Djalma Araújo (Rede) solicitou e foi atendido pelo presidente da Comissão, Elias Vaz (PSB) que a matéria fosse enviada em diligência para a Universidade Federal de Goiás-UFG para que a mesma opinasse tecnicamente sobre a viabilidade do projeto, principalmente através do IESA- Instituto de Estudos Sócio Ambientais.

A mesma medida foi solicitada para a OAB- Ordem dos Advogados do Brasil ,secção Goiás , CREA- Conselho Regional de Arquitetura e Agronomia, à direção da SANEAGO e ao STIUEG- Sindicato dos trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Estado de Goiás, que representa os trabalhadores da SANEAGO. Djalma realizou ainda, juntamente com o vereador Paulo da Farmácia (PROS/Bloco) uma Audiência Pública para discutir o assunto com a sociedade civil. 

O relator da matéria na CCJ, acatou em seu relatório, emendas apresentadas pelo STIUEG propondo modificações no projeto original do Prefeito, garantindo que a Estatal não será privatizada durante a vigência do contrato de gestão compartilhada. Foram emendados os artigos 3º, 6º e 15º. A primeira assegura que a SANEAGO continue sendo uma empresa pública e veda qualquer possibilidade de privatização. Com as emendas ficará vetada a subdelegação ou transferência dos serviços, mantida, no entanto, a terceirização para serviços complementares. 

Outra emenda estabelece como dever do poder pública adoção de subsídios tarifários para usuários menos favorecidos. Com isso, garante a gratuidade de, no mínimo, 8 metros cúbicos de água para usuários que não possam cobrir o custo integral dos serviços. Também foram incluídos no Conselho de Saneamento, criado no bojo do projeto, representantes da UFG, Associação das Donas de Casa e do STIUEG, além de representante do Gabinete Civil.

Na Comissão de Trabalho e Servidores Públicos da Casa, o projeto teve parecer do vereador Bernardo do Cais (PSC/Bloco) que apresentou uma nova emenda propondo acrescentar um representante da ANA- Agência Nacional de Águas que é vinculada ao Ministério do Meio Ambiente. 

(Silvana Brito)

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia