Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / CCJ autoriza doação de alimentos excedentes para população vulnerável

CCJ autoriza doação de alimentos excedentes para população vulnerável

por Quezia de Alcântara publicado 16/05/2024 10h15, última modificação 16/05/2024 13h31
Estabelecimentos dedicados à produção e ao fornecimento de refeições poderão doar excedente de produção ainda apropriado para consumo humano
CCJ autoriza doação de alimentos excedentes para população vulnerável

Foto: Millena Cristina

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara de Goiânia aprovou, em reunião nessa quarta-feira (15), projeto de lei (PL 4/2024) para autorizar estabelecimentos dedicados à produção e ao fornecimento de refeições a doarem excedentes de alimentos a pessoas, famílias e grupos em situação de vulnerabilidade. O texto é de autoria da vereadora Aava Santiago (PSDB).

Segundo o texto, empresas, hospitais, supermercados, cooperativas, restaurantes, lanchonetes e outros estabelecimentos que fornecem refeições prontas a funcionários, clientes e pacientes poderão doar o excedente da produção ainda apropriado para consumo humano. Os alimentos doados deverão estar no prazo de validade, observadas as condições de conservação. Além disso, a integridade, a segurança sanitária e as propriedades nutricionais dos alimentos deverão estar preservadas.

De acordo com Aava Santiago, a matéria tem como objetivo “regular a destinação final dos alimentos não utilizados, mas ainda dentro do prazo de validade e em condições próprias para o consumo, com o intuito de evitar sua incineração ou disposição em aterros municipais, contribuindo para mitigação da poluição ambiental, promovendo redução de resíduos sólidos. Trata-se, portanto, de medida eficaz para minimizar o descarte inadequado de lixo nos aterros sanitários”.

“A iniciativa contribuirá para redução da fome, para apoio às pessoas em situação de vulnerabilidade social e para minimização do impacto ambiental associado ao descarte de alimentos em boas condições de consumo”, conclui a parlamentar.

O projeto segue para primeira votação em Plenário.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia