Plenário aprova, em 1ª votação, projeto para conscientização sobre climatério e menopausa
O Plenário da Câmara aprovou, em primeira votação, nesta terça-feira (7), projeto de lei (PL 467/2025) que institui o Dia Municipal de Conscientização sobre o Climatério e sobre a Menopausa, no Calendário Oficial de Goiânia.
Segundo o texto, de autoria do vereador Denício Trindade (União Brasil), a data será celebrada em 18 de outubro. As ações deverão ser promovidas pela Prefeitura em parceria com instituições de ensino, com entidades da sociedade civil, com conselhos profissionais e com outras organizações interessadas.
Para promover a conscientização da população sobre o climatério e sobre a menopausa, o projeto prevê:
- divulgação de informações corretas e acessíveis;
- campanhas educativas sobre a saúde da mulher;
- combate ao preconceito, à desinformação a aos estigmas relacionados ao envelhecimento feminino;
- políticas públicas de atenção integral à saúde da mulher.
Dados
De acordo com a proposta, estima-se que mais de um bilhão de mulheres em todo o mundo estarão na menopausa até 2030. No Brasil, esse número chegará a cerca de 30 milhões. Durante o climatério, 82% das mulheres relatam sintomas de ansiedade e de depressão – o que afeta qualidade de vida, relacionamentos e desempenho profissional.
“Essas mudanças afetam não apenas o corpo, mas também a autoestima; a sexualidade; e a qualidade de vida da mulher. Isso torna indispensáveis o acompanhamento médico; a prática de atividades físicas; alimentação equilibrada; e, quando necessário, tratamentos específicos, como reposição hormonal”, afirmou Denício Trindade.
O projeto segue para análise na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher.













