Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Aprovada matéria do Executivo que cria o Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda

Aprovada matéria do Executivo que cria o Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda

por silvana — publicado 27/11/2019 13h31, última modificação 27/11/2019 13h31

Foi aprovado na sessão de hoje,27/11, em segunda e última votação, o  projeto de lei  do Executivo (nº 381/2019) que cria o CMTER- Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda e o Fundo Municipal do Trabalho.

O objetivo, segundo o prefeito Iris Rezende (MDB), é adequar a legislação municipal à lei federal nº 13.667 que versa sobre o SINE -Sistema Nacional do Emprego e às resoluções do CODEFAT. “Esta conformidade é  é necessária por se constituir em condição para as transferências automáticas dos recursos da União, através do Ministério do Trabalho e  Emprego e o Município de Goiânia bem como a manutenção  a manutenção do SINE”, explica o texto enviado.

O CMTER será vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia -SEDETEC, órgão gestor local do SINE, destaca o projeto. Ele será composto de 15 membros, sendo cinco representantes do Governo Municipal, cinco representantes dos trabalhadores – indicados pelas centrais sindicais, federação de classe e sindicatos; cinco representantes dos empregadores – indicados pelas federações ou entidades patronais.

Os participantes do CMTER serão nomeados pelo prefeito e terão mandato de quatro anos. A atividade dos membros não será remunerada, sendo considerado serviço público relevante.  

Já o Fundo Municipal do Trabalho, a ser criado junto ao conselho, receberá recursos provenientes de transferências do FAT- Fundo de Amparo ao Trabalhador;  do Tesouro Municipal, previstos no Orçamento Anual; de celebrações de convênios com entidades privadas, nacionais ou internacionais e também de  recursos oriundos da União, Estado ou doações.O projeto foi aprovado em regime de urgência, porque o prazo definido pelo CODEFAT para as adequações termina em 31/12/2019.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia