Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Programa implementa Educação Física adaptada para estudantes com deficiência

Programa implementa Educação Física adaptada para estudantes com deficiência

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 21/03/2023 11h35, última modificação 21/03/2023 17h20
Aprovado em Plenário, nesta terça-feira (21), projeto sobre Educação Inclusiva segue para sanção ou veto do prefeito

O Plenário da Câmara de Goiânia aprovou, em segunda votação, na Sessão Ordinária desta terça-feira (21), projeto de lei (PL 329/2021) relativo à implementação do "Programa Educacional Para a Prática de Educação Física Adaptada para Estudantes com Deficiência".

"Nossa proposta faz parte da Educação Inclusiva, prevista na Lei Federal 9.396/96. Visa, portanto, oferecer condições, suportes e mecanismos para que professores atendam a esses jovens com deficiência, o que, infelizmente, não acontece nas escolas públicas do município", afirma o autor da proposta, vereador Geverson Abel (Avante).

Segundo o parlamentar, diversas entidades atuantes na Educação Inclusiva reivindicam que escolas estejam preparadas para receber, respeitar e se comunicar com todos os estudantes e membros da comunidade. "A Educação Inclusiva é a principal orientação do nosso projeto, por ser um lugar de que todos fazem parte, são aceitos, ajudam e são ajudados por seus colegas e por outros membros da comunidade escolar. Essa integração é fundamental, pois Educação Inclusiva não é uma teoria, mas baseada em direitos humanos. Ou seja, apesar das diferenças, todos temos direitos iguais", explica.

Programa

De acordo com o texto, a Prefeitura poderá firmar convênios com instituições públicas e privadas para viabilizar prática da Educação Física adaptada, com inclusão de estudantes deficientes. Abel disse que já conversou com o prefeito Rogério Cruz (Republicanos) sobre a importância de sancionar o projeto.

"Apuramos que, em salas de aula com 20 ou mais alunos, cerca de dois ou três são deficientes e ficam impossibilitados de praticar Educação Física. Várias entidades já procuraram a Prefeitura para dar respaldo ao nosso projeto. Logo, creio que será sancionado", conclui.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia