Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Aprovada emenda à Lei Orgânica para envio bimestral à Câmara de relatório sobre cumprimento e execução de emendas impositivas

Aprovada emenda à Lei Orgânica para envio bimestral à Câmara de relatório sobre cumprimento e execução de emendas impositivas

por Edição de notícias publicado 01/02/2023 15h45, última modificação 01/02/2023 15h44
Autor do projeto, vereador Anderson Sales - Bokão afirma que objetivo é aumentar autonomia do Legislativo na capital

Em Sessão Ordinária, nesta quarta-feira (1º), a Câmara de Goiânia aprovou, em segunda votação, o projeto de emenda à Lei Orgânica do Município (PLOM 003/2022), que prevê envio pela Prefeitura à Câmara, a cada dois meses, de relatório detalhado com informações sobre cumprimento e execução de emendas impositivas. A matéria é de autoria do vereador Anderson Sales - Bokão (sem partido).

O texto acrescenta o parágrafo 17 ao artigo 138 da Lei Orgânica, segundo o qual o Poder Executivo deverá encaminhar, bimestralmente, à Câmara Municipal de Goiânia, relatório detalhado com informações a respeito do cumprimento e da execução de emendas individuais aprovadas. Entre as informações do relatório, deverá constar data de início de efetivação da emenda individual e, em caso de destinação para obras, deverá estar anexado o cronograma de execução.

Na justificativa, Bokão afirma que o objetivo do projeto é aumentar autonomia do Legislativo na capital. “Apesar do caráter impositivo, emendas individuais não são efetivamente cumpridas, o que gera desgaste com a comunidade, que vê frustrada a expectativa de usufruir de direito ou de bem público. Além disso, também ressaltei a falta de respostas concretas quanto ao pagamento de emendas. Até o momento, nem as de 2021 nem as de 2022 foram pagas pelo Executivo. Sigo trabalhando por política de resultados para nossa população”, disse.

Em relação às emendas impositivas, a própria Constituição Federal determina que emendas parlamentares individuais ao projeto de Lei Orçamentária serão aprovadas no limite de 1,2% da receita corrente líquida, prevista na proposta encaminhada pelo Executivo – sendo que metade desse percentual será destinada a agentes e serviços públicos de saúde. Tais emendas passaram a ser de execução obrigatória (impositivas), nos termos do artigo 165, parágrafo 11, da Constituição.

*Com informações da assessoria de comunicação do vereador

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia