Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Aprovada em segunda votação data-base dos servidores da Prefeitura

Aprovada em segunda votação data-base dos servidores da Prefeitura

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 11/06/2019 12h05, última modificação 11/06/2019 17h20

Em segunda e última votação, o plenário da Câmara aprovou na sessão de hoje (11) o projeto de lei (220/2019) do prefeito Iris Rezende, MDB, que concede revisão geral dos salários do funcionalismo público municipal. No projeto foi acrescida uma emenda do vereador Izidio Alves, PR, estendendo o benefício aos servidores da Comurg.

Portanto, foi aprovado o projeto original do Paço, que fixa o reajuste em 4,67%, em duas parcelas, 1º de maio e 1º de outubro. A matéria agora será enviada ao prefeito para sanção ou veto.

Na semana passada (04/06), quando foi votado em primeira discussão, os vereadores da base de apoio do Paço votaram contra o acolhimento de duas emendas da vereadora Tatiana Lemos (PC do B), em que ela propunha um reajuste de 4,94% (piso nacional) e em parcela única. As emendas haviam sido aprovadas na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

CRÍTICAS

Na discussão do projeto na sessão de hoje, as vereadoras Sabrina Garcêz, Cristina Lopes, PSDB, e Tatiana Lemos (PC do B), apesar do voto favorável ao reajuste dos servidores, fizeram pesadas críticas ao índice proposto pelo Paço e o parcelamento do pagamento em duas parcelas. "Esse parcelamento é um prejuízo para o servidor. A reposição é uma obrigação constitucional. O prefeito não está fazendo nenhuma graça ao funcionalismo. Ademais, se quisesse fazer justiça ele deveria pagar os dois anos que deixou de cumprir", cobrou a vereadora tucana.

Sabrina Garcêz foi igualmente contundente nas observações:"Duas parcelas é uma cusparada cara do servidor. Pagar o reajuste é um direito e não uma benesse. Parece que para o prefeito só vale o discurso da austeridade para o servidor, enquanto a máquina da Prefeitura contrata sem parar comissionados".

Por sua vez, Tatiana Lemos, que teve duas não acolhidas pelo plenário, garantiu que o servidor  não irá o índice de 4,67% proposto pelo prefeito. "Pelos cálculos que fizemos, a média desse reajuste será de 3,5%, sem contar o abuso desse aumento não ser retroativo. É mais um calote do Paço contra o servidor. É trista, lamentável. Defendo um aumento de 4,94% em parcela única".

O líder do prefeito na Câmara, Oséias Varão, PSB, considera "politicagem" sem fundamento criticar o aumento concedido pelo prefeito. "O projeto é consciente na aplicação do índice local. Também não é contra o servidor o parcelamento do pagamento. É apenas uma medida de cautela e responsabilidade para se adequar às finanças da Prefeitura". 

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia