Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / APROVADA EM PRIMEIRA VOTAÇÃO CRIAÇÃO DE AGÊNCIA MUNICIPAL DE REGULAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS

APROVADA EM PRIMEIRA VOTAÇÃO CRIAÇÃO DE AGÊNCIA MUNICIPAL DE REGULAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS

por lucas-ff — publicado 26/01/2016 11h10, última modificação 19/04/2016 10h38
O presidente Anselmo Pereira (PSDB) convocou para amanhã (27), às 9 horas, mais uma sessão em regime de autoconvocação

Os vereadores aprovaram na sessão de autoconvocação da manhã de hoje o projeto da prefeitura que cria a Agência de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos de Goiânia (ARG).

A primeira votação do projeto recebeu 16 votos a favor e dois contra (Djalma Araújo [Rede] e Paulinho Graus [PDT]). Registraram presença 21 vereadores e 14 estavam ausentes. Mizair Lemes Júnior (PMDB) estava presente, mas não votou.

Geovani Antônio (PSDB) votou a favor do projeto, mas afirmou não concordar com a criação de 13 cargos comissionados, prevista pelo projeto. Ele disse que irá solicitar destaque do artigo 6º, que cria esses cargos, na segunda votação.

ARG

Se aprovado o projeto, a ARG será responsável por regular, fiscalizar e controlar os serviços públicos concedidos, permitidos ou autorizados pela prefeitura, e terá poderes de notificar, autuar e multar empresas permissionárias. O projeto que regulamenta no município a lei federal que permite a concessão de serviços públicos à iniciativa privada já foi aprovado em segunda votação na semana passada.

A ARG, que estará ligada à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, terá competência para apurar irregularidades na prestação de serviços públicos terceirizados; acompanhar, controlar e autorizar ajustes nas tarifas; promover auditoria para verificar a qualidade dos serviços; intervir em empresa terceirizada a fim garantir a continuidade na prestação de serviços concedidos; gerir os contratos, podendo até extingui-los; entre outras.

A agência terá o Conselho de Gestão e Regulação (CGR) e sua Diretoria Executiva será constituída pela Presidência, pela Diretoria Administrativo-Financeira, pela Diretoria de Regulação e pela Diretoria de Fiscalização e Controle. O CGR terá Câmaras Setoriais de Regulação, sendo uma para cada serviço público terceirizado.

Os cargos de presidente e dos diretores terão mandatos de quatro anos, podendo ser renovados por mais quatro. Eles serão indicados pelo prefeito e referenciados pela Câmara Municipal.

A ARG terá receitas vindas principalmente de parte do faturamento mensal das concessionárias ou permissionárias e sobre o valor das multas e indenizações aplicadas de acordo com o estabelecido nos contratos ou em decisões judiciais.

(Guilherme Machado)

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia