Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Câmara aprova, em última votação, data-base 2023 do funcionalismo público municipal

Câmara aprova, em última votação, data-base 2023 do funcionalismo público municipal

por Quezia de Alcântara publicado 20/12/2023 12h20, última modificação 20/12/2023 15h07
Índice de 4,18% será concedido a servidores ativos e inativos, pensionistas e agentes políticos. Projeto, com emendas aprovadas, segue para sanção ou veto do prefeito
Câmara aprova, em última votação, data-base 2023 do funcionalismo público municipal

Foto: Gustavo Mendes

A Câmara de Goiânia aprovou, em segunda votação, na Sessão Ordinária desta quarta-feira (20), projeto de lei (PL 427/2023) que concede revisão geral da remuneração do funcionalismo público municipal. De autoria do Executivo, a proposta prevê data-base 2023 no percentual de 4,18%, com pagamento a partir de 1º de dezembro.

O valor recompõe perdas inflacionárias registradas entre maio de 2022 e abril deste ano, conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A recomposição contempla servidores públicos ativos e inativos, pensionistas e agentes políticos.

O reajuste não alcança profissionais do magistério, procuradores do Município e empregados públicos da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg). Segundo a Prefeitura, a revisão da remuneração dessas categorias segue normas estabelecidas em legislações próprias, não devendo constar no PL relativo à data-base dos demais servidores.

“Esta revisão foi objeto de ampla avaliação e discussão com a equipe financeira do Município de Goiânia. A data-base está prevista nos planejamentos orçamentários e financeiros do exercício de 2023. Nos relatórios do último bimestre, observou-se redução nos valores das despesas com pessoal, conforme medidas de contenção adotadas pela administração”, justifica o Executivo.

Emendas

Ao tramitar na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e na Comissão de Trabalho e Servidores Públicos, o projeto recebeu emendas.

A vereadora Kátia Maria (PT) apresentou duas propostas de mudança ao texto original. Uma delas determina pagamento da data-base retroativo a maio, em conformidade com a Constituição Federal e com o Estatuto dos Servidores Públicos do Município. A outra inclui músicos da Orquestra Sinfônica de Goiânia (Osgo) entre os beneficiados com a recomposição.

O presidente da Câmara, vereador Romário Policarpo (Patriota), e Kátia Maria apresentaram, em conjunto, emenda para incluir também servidores administrativos do Município no grupo de servidores contemplados com a data-base.

O projeto aprovado – com emendas – segue para sanção ou veto do prefeito Rogério Cruz (Republicanos).

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia