Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Aprovada criação de centro de acolhimento e de disque denúncia de maus tratos a animais

Aprovada criação de centro de acolhimento e de disque denúncia de maus tratos a animais

por Guilherme Machado publicado 01/07/2020 19h05, última modificação 06/07/2020 10h22

Foi aprovado em segunda e última votação durante a sessão plenária desta quarta-feira (1) o Projeto de Lei nª 323/2018, de autoria de Zander Fábio (Patriota), que criar o Centro de Acolhimento Animal (CAA), com a finalidade de controlar a população de cães e gatos, resgatar e recuperar animais abandonados, atropelados ou em estado de sofrimento. 

De acordo com o projeto, além de resgatar, caberá ao CAA castrar, vacinar, vermifugar e encaminhar os animais para adoção, assim como promover de campanhas sobre posse consciente e contra maus tratos. O centro deverá disponibilizar na Internet para consulta pública as fotos dos animais que estiverem abrigados. O animal ficará no local até que seja procurado pelo dono ou doado. Para retirar gatos e cães, o tutor deverá apresentar nome completo, documento de identidade, CPF, endereço residencial e também terá que assinar um termo de responsabilidade, comprometendo-se a manter o animal fora das ruas.

Zander informou durante a sessão que a área para o CAA já foi escolhida e que foram destinados R$ 390 mil, por meio de uma emenda impositiva, para a construção. “Ele vai ser construído numa área de três alqueires onde fica o Centro de Zoonoses, atrás do Cemitério Parque Memorial, na saída para Bela Vista. O hospital municipal veterinário deverá ficar pronto entre agosto e setembro. Ele precisa de ter o centro de acolhimento funcionando junto porque, além de abrigar os animais em situação de rua, para lá irão os aninais que passarem pelo hospital”, explicou o vereador.

Também foi aprovado a criação do disque denúncia de maus tratos e abandono de animais (PL nº 102/2019), de autoria da vereadora Leia Klébia (PSC), que vai possibilitar a queixa, por parte da população, e o encaminhamento para apuração dos fatos e punição dos culpados. O projeto prevê que a Prefeitura faça convênios com o estado visando a criação de uma política conjunta de apuração de denúncias e o encaminhamento delas aos órgãos fiscalizadores competentes. 

Na justificativa do projeto, Leia defende que é crime praticar atos de abusos, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. “É preciso entender que maus tratos vão além da agressão física. O abandono ou a falta de responsabilidade para o devido provimento de água, comida e local adequados para a criação dos animais também se caracteriza como tal.”

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia