Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Aprovada cota de 30% de mulheres nos cargos da Mesa Diretora

Aprovada cota de 30% de mulheres nos cargos da Mesa Diretora

por Quezia de Alcântara publicado 03/12/2019 11h45, última modificação 03/12/2019 15h52

Emenda à Lei Orgânica do Município (LOM), de autoria do vereador Paulo Magalhães (PSD), foi aprovada nesta terça-feira, 3, pela Comissão Mista. A proposta (nº 2018/04) é que 30% dos cargos da Mesa Diretora, composta por sete membros, sejam ocupados por vereadoras, bem como nas comissões temáticas.

De acordo com Magalhães, “as mulheres são hoje metade da população e da força de trabalho na economia e não podemos ignorar o fato de que elas têm requisitos para exercer com segurança, capacidade de conhecimento as funções de confiança, gerencia e diretoria e precisamos para isso, promover a acessibilidade delas por meio de leis”.

A proposta, no entanto, gerou discussão entre os componentes da Comissão Mista. O vereador Anselmo Pereira (PSDB) sugeriu a alteração do termo “obrigatório” por “preferencialmente”. “Para não cair na mesma situação de muitas mulheres que estão sendo usadas por partidos, como laranjas, apenas para cumprir a cota eleitoral”. Ele denunciou que muitas dessas mulheres, após as eleições são convocadas pelos diretórios para devolverem os valores recebidos do Fundo Partidário.

Os vereadores Zander Fábio e Cabo Senna (ambos do Patriota), apesar de votarem a favor, expressaram que são contrários à instituição de cotas, em qualquer termo, seja de gênero como de raça. “Todos são seres humanos e precisam ser tratados de forma igual, independentemente do gênero ou cor, o que para mim é fazer acepção de pessoas”, defendeu Senna. Felizberto igualmente reforçou que “as preferências sexuais e a cor da pele não devem ser critérios para estabelecer privilégios”.

A vereadora Cristina Lopes (PSDB), por sua vez, ressaltou a necessidade das cotas num “país desigual como o Brasil, a fim de promover o equilíbrio”. Ela ainda afirmou que o projeto do colega Paulo Magalhães é uma “ação fundamental para as mulheres ocuparem os espaços num local em que é preciso ter todo tipo de pensamento, uma Casa Legislativa”.

A Câmara Municipal de Goiânia tem atualmente entre seu quadro de parlamentares cinco mulheres: Cristina Lopes (PSDB); Léia Klébia (PSC); Priscilla Tejota (PSD); Sabrina Garcêz (sem partido) e Tatiana Lemos (PCdoB).

 

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia