Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Anselmo propõe mudança para Declaração de Utilidade Pública

Anselmo propõe mudança para Declaração de Utilidade Pública

por Quezia de Alcântara publicado 09/08/2019 10h00, última modificação 09/08/2019 10h00

O vereador Anselmo Pereira (PSDB) apresentou projeto de lei (Nº294/19) modificando as normas para Declaração de Utilidade Pública das entidades civis do Município, dada após aprovação do poder Legislativo.

A intenção é eliminar o atestado que é exigido atualmente, “expedido pelo órgão municipal de assistência social e, no caso de Associações e Cooperativas Populares constituídas por pessoas em estado de vulnerabilidade e hipossuficiência econômica, social e técnica pela Secretaria Municipal de Trabalho”.

Pela proposta, as sociedades civis, as associações e as fundações constituídas no Município de Goiânia, com o fim exclusivo de servir desinteressadamente à coletividade”, podem ser atestadas de utilidade pública se apresentarem, entre a documentação exigida, declaração verdadeira de sua existência e efetivo funcionamento, com data não inferior a 30 dias da apresentação da proposta na Câmara Municipal.

Tal declaração, segundo propõe Anselmo Pereira, “poderá ser contestada pelo órgão de assistência social após vistoria realizada em processo administrativo, assegurado o contraditório”.

Presume-se verdadeira a declaração de quem o fizer. Tal princípio trata com justiça a grande maioria da população e suas entidades; em tempos que se questiona o princípio constitucional da presunção de inocência do cidadão, que se poderá ser questionado ao se provar o contrário, esse projeto reafirma a esperança e confiança em nosso povo, sobretudo naqueles que dedicam à fundação de entidades voltadas ao assistencialismo e prestação de serviços à comunidade carente”, justifica o parlamentar.

Anselmo acrescenta que a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) “se encontra em dificuldades para o cumprimento de suas relevantes funções”. Ele relata que “com a falta de estrutura, de pessoal e as inúmeras obrigações legais que não consegue desempenhar nos forçam a apresentar esta propositura que em nada comprometerá o instituto da Declaração de Utilidade Pública”.

Por outro lado, ao obrigar a entidade que pretende obter o título de utilidade pública a apresentar aos órgãos municipais competentes a sua declaração, que poderá ser contestada em processo administrativo, transfere ao Município o poder de fiscalização e em caso de improcedência, impedir a aprovação da lei”.

 

 

 

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia