Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Em depoimento na CEI do Transporte Coletivo, advogado denuncia irregularidades

Em depoimento na CEI do Transporte Coletivo, advogado denuncia irregularidades

por joana — publicado 20/04/2017 16h45, última modificação 20/04/2017 20h19
Em depoimento na CEI do Transporte Coletivo, advogado denuncia irregularidades

Foto de Marcelo do Vale

A Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investiga o sistema de transporte coletivo de Goiânia realizou na tarde desta quarta-feira, 20, mais uma oitiva. Desta vez, o depoente foi o advogado Ney Moura Teles. Os outros dois que seriam ouvidos, o advogado Júlio César Rabelo e o ex-presidente da Comissão Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC), Murilo Ulhôa não foram encontrados para a convocação.

Comissão

Instalada em 23 de março deste ano, a Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investiga fatos relativos ao transporte coletivo é presidida pelo vereador Clécio Alves ( PMDB), que é o representante do poder Legislativo na Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC). Fazem parte da Comissão os vereadores Anselmo Pereira (PSDB), Vinícius Cirqueira (Pros), Sargento Novandir (PTN), Paulo Daher ( DEM), Romário Policarpo ( PTC) e Juarez Lopes. Também presente à reunião, o vereador Welington Peixoto (PMDB).

Depoimento

Respondendo aos questionamentos dos vereadores, Ney Moura Teles revelou inúmeras irregularidades no sistema de transporte coletivo de Goiânia. Dentre elas, a inclusão do pagamento do ISS para cálculo de planilhas, mesmo havendo desoneração deste imposto para as empresas do setor; aplicação de tarifa antes mesmo da prestação de serviços; elaboração de editais direcionados para favorecer empresas, lavagem de dinheiro, pagamentos de propinas, existência de contratos fictícios.

Outro fato narrado pelo advogado foi o de que teria sido procurado pelo ex-prefeito de Cristianópolis, Juarez Magalhães Júnior. Neste contato, foi informado de que o Murilo Ulhôa (ex-presidente da CMTC) teria oferecido a Júnior trezentos mil reais para que “intermediasse” a desistência de Moura Teles em um processo em que atuava como advogado de Júlio César Rabelo. Caso desistisse, receberia um milhão e oitocentos mil reais.

Em 2010, o depoente foi contratado por Júlio César Rabelo que prestou serviços advocatícios para o antigo Setransp, entidade representante das empresas de ônibus, por mais de trinta anos. O motivo seria o rompimento deste contrato de prestação de serviço. Contudo, ambos os advogados – Ney Moura Teles e Júlio César Rabelo  foram processados e condenados em primeira instância pelo crime de extorsão praticado contra o Setransp. “Fomos acusados e condenados de extorquir o Setransp. Seria o mesmo de tentar extorquir Al Capone”, afirmou Teles.

Novas convocações

Atendendo requerimentos apresentados durante a oitiva, Clécio Alves determinou a convocação para oitivas das seguintes pessoas: Murilo Ulhôa, Júlio César Rabelo, Marcos Massad (ex-presidente da CMTC) e Juarez Magalhães Júnior. Segundo Clécio, embora as denúncias feitas nesta reunião sejam graves “não foram apresentadas nenhuma prova. Foi tudo na base do ouvi dizer. E a CEI tem a responsabilidade de averiguar os fatos com a cautela jurídica que a situação exige. E tudo faremos para que o transporte coletivo de Goiânia possa se livrar de problemas como a superlotação, a falta de segurança, o não cumprimento de horários, o sucateamento dos pontos de ônibus e dos terminais, além de um valor na tarifa incompatível com o serviço prestado. O importante é garantir ao goianiense um transporte público decente, digno e acessível”.

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia