Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Adiada votação do projeto que concede anistia de juros de impostos

Adiada votação do projeto que concede anistia de juros de impostos

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 06/06/2017 12h55, última modificação 06/06/2017 14h10
Adiada votação do projeto que concede anistia de juros de impostos

Foto: Eduardo Nogueira

Numa articulação política em plenário, a oposição ao prefeito Iris Rezende (PMDB) conseguiu adiar na sessão de hoje (6), mais uma vez, o projeto de lei do Paço que concede anistia de mora e perdão de juros do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto Territorial Urbano (ITU) e Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN).

A matéria estava na pauta da sessão para ser votado em primeira discussão. Mas a oposição exigia que a Secretaria de Finanças da Prefeitura encaminhasse à Câmara a relação dos 100 maiores devedores de tributos municipais e considerados inadimplentes.

O projeto concede descontos de até 100% do valor da multa e juros, caso o pagamento seja feito à vista ou parcelado em 40 vezes. Na Comissão de Constituição e Justiça foi acatada uma emenda do vereador Wellington Peixoto (PMDB) que veda por cinco anos a participação de contribuintes inadimplentes em programas semelhantes da Prefeitura. O benefício fiscal atinge os débitos fiscais e tributários inscritos até 20 de janeiro deste ano.

DEBATES

Por mais de uma hora, o assunto centralizou os debates em plenário. Inicialmente, a tucana Cristina Lopes teve rejeitado seu pedido de vista ao projeto. O mesmo pedido ela havia feito na sessão do último dia 1º, mas não foi apreciado pelo plenário porque a base do prefeito não deu quórum para a votação. "Esse pedido visa apenas termos mais conhecimento sobre esse projeto. Saber quem serão os beneficiados com o perdão fiscal. Negar vista é uma violência. Pois essa é uma prerrogativa do vereador", alegou Cristina.

Vinícius Cirqueira, Pros,porém, afirmou  que a matéria deveria ser votada hoje (6) e a oposição fazer as emendas na Comissão de Finanças, após o projeto ser aprovado em primeira discussão no plenário. "Esse projeto é bom para a cidade. Vai beneficiar inúmeros contribuintes", frisou."O problema é que a carga de impostos é elevada para alguns e suaves para outros, especialmente para os mais ricos", respondeu Cristina. Clécio Alves, PMDB, pediu que a votação do pedido de vista fosse feita pelo painel, "pois assim vamos saber quem está com o Paço ou não é da base do prefeito". Por 16 a 11, foi negado o pedido de vista de Cristina Lopes.

"Somos fiscais do povo. Não podemos votar um projeto desses sem informações, já que não sabemos quem são os maiores devedores. Não enviar a esta Casa essa relação parece que o Paço quer proteger alguém. Portanto, falta transparência", lembrou Elias Vaz, PSB. Jorge Kajuru, PRP, completou;"Temos o direito de saber o nome desses maiores devedores. Inclusive estão entre os maiores shoppings centers, construtoras, imobiliárias, concessionárias de automóveis, empresas do transporte coletivo, proprietários de jornais, rádios e tvs, bem como de políticos".

PRORROGAÇÃO

Vereador Paulo Daher, DEM, da base do prefeito,entrou com novo pedido de prorrogação da sessão por mais uma hora. Mas a oposição revesou o uso da tribuna para esgotar o prazo regimental, já que a sessão termina ao meio dia. E isso foi feito, o que prejudicou a votação do pedido de prorrogação de Daher.  A oposição também poderia retirar-se do plenário, caso a prorrogação fosse aprovada. Nesse caso, não haveria quórum suficiente (18 vereadores) para votar o projeto.

Com isso, a votação do projeto ficou para a sessão ordinária de amanhã (7). Mas a oposição vai insistir no pedido de vista. "Só aceitamos votar se o prefeito nos encaminhar a lista dos 100 maiores devedores. Do jeito que coisa anda, bobo mesmo é quem paga imposto em dia. Porque os ricos não pagam e ainda tem descontos e perdão fiscal", concluiu Elias Vaz, da tribuna. 

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia