Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / ACADÊMICOS, ARTISTAS E POLÍTICOS DISCUTEM A RECONSTRUÇÃO DO MONUMENTO AO TRABALHADOR

ACADÊMICOS, ARTISTAS E POLÍTICOS DISCUTEM A RECONSTRUÇÃO DO MONUMENTO AO TRABALHADOR

por lucas-ff — publicado 06/04/2016 18h45, última modificação 20/04/2016 11h48
O Monumento ao Trabalhador foi construído em 1959, na administração do prefeito Jaime Câmara, com o apoio do governador de Goiás na época, José Feliciano, a partir da reivindicação de sindicalistas.

A reconstrução do Monumento ao Trabalhador, que deu nome à praça na avenida Goiás, foi discutida hoje (6) na Câmara Municipal de Goiânia. De iniciativa dos vereadores Elias Vaz (PSB), Djalma Araújo (Rede) e Paulo da Farmácia (Pros), o debate envolveu professores, arquitetos e artistas que lutam desde 2003 pelo resgate desta parte da história da capital. 

Participaram da mesa que discutiu a reconstrução representantes do Sintego e da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Salma Saadi; Pedro Wilson, secretário de Direitos Humanos; Amaury Menezes, artista plástico; Geraldo Coelho Vaz, escritor e presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás; Mauro Rubem, da Central Única dos Trabalhadores; professor Marcoantônio Dela Côrte, presidente da Associação dos Anistiados de Goiás; Elizabeth Caldeira, do Conselho Municipal de Cultura, além de professores e pesquisadores da Universidade Federal de Goiás. 

O Monumento ao Trabalhador foi construído em 1959, na administração do prefeito Jaime Câmara, com o apoio do governador de Goiás na época, José Feliciano, a partir da reivindicação de sindicalistas. Foi a obra que mudou o nome da Praça Americano do Brasil, que passou a ser conhecida como Praça do Trabalhador. O Monumento, do artista plástico Clóvis Graciano, era formado por uma estrutura de concreto e painéis de mosaicos, que evocavam as lutas dos trabalhadores em várias partes do mundo.

Mas em 1969 o Monumento foi atingido por piche fervido. Segundo os historiadores, uma retaliação do Comando de Caça aos Comunistas (CCC). Os painéis, com pastilhas de vidro, foram danificados. Na administração seguinte a de Iris, o prefeito Manoel Carlos ordenou a raspagem das pastilhas danificadas, em 1973. E em 1987 Joaquim Roriz determinou a retirada do Monumento, sob a alegação da necessidade de continuar a Avenida Goiás. Pedro Wilson, prefeito de Goiânia em 2003, constituiu um grupo de trabalho para debater a reconstrução do Monumento, mas o projeto não foi levado adiante. 

A superintendente Salma Saadi esclareceu que já existe um projeto de revitalização da Praça do Trabalhador aprovado em Brasília e serão destinadas verbas no total de 8 milhões de reais. O instituto terá apenas 15 meses para executar o projeto. Diante disso, ela sugeriu que o monumento seja reconstruído com verba complementar, dos poderes públicos ou da sociedade civil organizada. Tal monumento será inserido na Praça do Trabalhador após a revitalização.

ENCAMINHAMENTOS – Os vereadores que receberam os integrantes do movimento, liderado pelo professor Pedro Célio Alves Borges, decidiram que irão apresentar moção de apoio à reconstrução do monumento, e agendar audiências com o governador Marconi Perillo e o prefeito Paulo Garcia em nome de todos os que compareceram na audiência pública.

Professor Pedro Célio, que recolhe assinaturas em apoio ao movimento, garantiu que realmente a reconstrução irá depender apenas de vontade política do governador do estado de Goiás e do prefeito municipal. Ele sugeriu ainda que seja aberto um concurso público para a reconstrução do monumento. De acordo com o professor, o artista Helder Rocha Lima, responsável pelos cavaletes da obra original, se prontificou a refazer. 

Foto: José Queiroz
(Michelle Lemes)

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia