Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Aava Santiago assume presidência da Comissão de Direitos da Criança e do Adolescente com planos de ampliar sua atuação na área

Aava Santiago assume presidência da Comissão de Direitos da Criança e do Adolescente com planos de ampliar sua atuação na área

por Elaine Freitas Gonçalves publicado 04/02/2025 16h15, última modificação 06/02/2025 15h08
Primeiro projeto apresentado pela parlamentar, neste ano, estabelece medidas de prevenção e de combate à violência contra crianças e adolescentes em práticas religiosas no município

Ao iniciar seu segundo mandato na Câmara de Goiânia, a vereadora Aava Santiago (PSDB) assumiu a presidência da Comissão de Direitos da Criança e do Adolescente. Com histórico de atuação consistente na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes, a parlamentar pretende intensificar suas ações e ampliar o alcance de políticas públicas voltadas para a proteção e o desenvolvimento das infâncias e juventudes.

Aava tem longa trajetória de ativismo, desde antes de exercer mandato eletivo. Com palestras em unidades educacionais públicas e privadas, a vereadora conscientiza estudantes e educadores sobre os tipos de violência contra crianças e adolescentes, e sobre como buscar ajuda, além de engajar a comunidade na luta por direitos, proteção e desenvolvimento integral, consolidando-se como referência na área.

Em 2024, Aava Santiago demonstrou seu compromisso com a proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes ao atender denúncias de violação ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Entre os casos de maior destaque, estão a falta de colchonetes e de materiais básicos para o ensino infantil e a ausência de insumos essenciais para alimentação adequada das crianças, o que gerou denúncias ao Ministério Público. A partir das denúncias, os serviços foram regularizados nas unidades de educação.

O primeiro passo de Aava à frente da Comissão de Direitos da Criança e do Adolescente foi a apresentação do projeto de lei 12/2025, que estabelece medidas de prevenção e de combate à violência contra crianças e adolescentes em práticas religiosas no município. A proposta visa garantir a proteção integral dos menores, prevenindo abusos físicos, sexuais, psicológicos e emocionais, além de instituir mecanismos de fiscalização e de conscientização. Aava apresentou o projeto, nesta terça-feira (4), durante a primeira Sessão Ordinária deste ano. “Precisamos assegurar que nenhum espaço, incluindo o religioso, seja cenário de violência contra nossas crianças. Este projeto reforça o compromisso do nosso mandato com a proteção da infância e com o respeito aos direitos fundamentais”, defende a parlamentar.

No Brasil, a violência contra crianças e adolescentes em práticas religiosas tem sido motivo de preocupação crescente. Relatos de abusos físicos, psicológicos e sexuais em ambientes religiosos são alarmantes. Em diversas denúncias, os menores são expostos a formas de violência dentro de igrejas, templos e centros de cultos, frequentemente em nome de doutrinas religiosas. Essas práticas prejudiciais incluem desde castigos físicos severos até situações de manipulação emocional, muitas vezes sem a devida proteção por parte das autoridades.

Em Goiânia, foram sancionadas leis, de autoria de Aava Santiago, em defesa de uma infância plena e protegida. Entre elas, destacam-se:

• Lei nº 11.041, de 13 de setembro de 2023, que institui o Selo Solidário Empresa Amiga da Infância;

• Lei n° 11.250, de 18 de setembro de 2024, que cria o Programa de Proteção e Apoio às Crianças Testemunhas ou Atingidas pela Violência Doméstica;

• Lei nº 11.085, de 9 de novembro de 2023, conhecida como Lei Isadora Kelwen, que assegura o direito de acesso e de permanência de crianças nos estabelecimentos de ensino frequentados por suas mães, pais e/ou responsáveis;

• Lei nº 11.220, de 1º de julho de 2024, que inclui, no Calendário Oficial, o Dia e a Semana Municipal de Combate ao Trabalho Infantil;

A vereadora também conta com projetos, em tramitação na Câmara, que reforçam sua luta pela inclusão e pela proteção das infâncias:

• Projeto de Lei nº 212/2022 – institui o Selo Escola Amiga do Autismo (aguarda segunda votação em Plenário);

• Projeto de Lei nº 323/2022 – propõe o Selo Solidário Empresa Amiga da Infância Inclusiva (aguarda votação em comissão temática).

Ao assumir a presidência da Comissão de Direitos da Criança e do Adolescente, Aava Santiago reafirma seu compromisso com as causas que norteiam sua trajetória política. O objetivo é aproveitar sua projeção nacional para fortalecer a comissão, trazendo ações e parcerias com instituições, como o Fundo das Nações Unidas para a Infância. Entre as iniciativas previstas pelo Unicef, estão o apoio a crianças e a famílias em movimento na América Latina e no Caribe; a canalização de recursos para programas de cooperação no Brasil; a promoção do bem-estar e da liderança de meninas adolescentes; e o suporte a crianças e a famílias vulnerabilizadas em todo o mundo.

*Com informações da assessoria de comunicação da vereadora

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia