Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / Aava destina emenda para assegurar contraceptivos a mulheres e meninas em vulnerabilidade social

Aava destina emenda para assegurar contraceptivos a mulheres e meninas em vulnerabilidade social

por Da Redação publicado 14/12/2021 18h10, última modificação 15/12/2021 17h37

Uma emenda apresentada pela vereadora Aava Santiago (PSDB) ao orçamento do município de 2022 vai destinar R$ 300 mil para ajudar na implantação do Serviço de Planejamento Reprodutivo na Maternidade Dona Iris, em Goiânia.

O objetivo é facilitar o acesso de mulheres em situação de vulnerabilidade a métodos anticoncepcionais e a acompanhamento multiprofissional para evitar a gravidez não planejada e suas consequências, como abortos provocados, baixo peso de recém-nascidos, mortalidade infantil, riscos na gestação (a exemplo de pré-eclâmpsia e prematuridade), sem contar a evasão escolar por parte de adolescentes.

O público-alvo inclui mulheres e meninas de regiões periféricas, além daquelas que vivem nas ruas de Goiânia ou que são dependentes químicas. “Investir na saúde e na segurança reprodutiva é uma questão de direito sobre o corpo e de promoção da dignidade. Essas mulheres precisam ter acesso a um planejamento familiar seguro e eficiente, que quase sempre desconhecem, principalmente em função do custo e da discriminação que enfrentam”, argumenta Aava.

Pelo serviço a ser criado, serão oferecidos às pacientes métodos contraceptivos reversíveis de longa duração, de 3 a 5 anos, como DIUs medicados com progesterona e implantes, além de DIUs de cobre e anticoncepcionais orais.

As emendas impositivas apresentadas pelos parlamentares são executadas no orçamento municipal de 2022, desde que sancionadas pelo prefeito ou promulgadas pelo presidente da Câmara, se o Legislativo derrubar eventual veto.

Segundo os dados mais recentes do Ministério da Saúde (2019), 13,84% dos bebês nascidos vivos em Goiás são filhos de crianças ou adolescentes com idades entre 10 e 19 anos. Já em Goiânia, nessa mesma faixa etária, o índice é de 9,72%.

*Com informações da assessoria de comunicação da vereadora

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia