Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Agência Câmara Goiânia / Agência Câmara Goiânia: notícias / “Restrição de medicamentos à base de cannabis medicinal é grande retrocesso”, afirma Kitão

“Restrição de medicamentos à base de cannabis medicinal é grande retrocesso”, afirma Kitão

por Edição de notícias publicado 20/10/2022 15h35, última modificação 20/10/2022 16h41
Autor de lei que permite distribuição de medicamentos à base da substância em Goiânia requereu revisão de normativa do CFM

O vereador Lucas Kitão (PSD) considera grande retrocesso a Resolução nº 2.324/2022, do Conselho Federal de Medicina (CFM), que restringe prescrição de medicamentos à base de cannabis medicinal. A normativa limita uso da substância à prescrição de remédios à base de canabidiol (CBD) e exclui, por exemplo, medicamentos à base de tetrahidrocanabinol (THC), que eram prescritos anteriormente.

O parlamentar é autor de lei que permite distribuição de cannabis medicinal pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e também da criação do Dia da Cannabis Medicinal em Goiânia.

Kitão defende que tratamentos com cannabis medicinal, acompanhando inovações na ciência, saúde e tecnologia, mostram-se importantes para melhora da qualidade de vida de pessoas que necessitam desse tipo de medicamento. Ele é contrário à normativa do CFM, a qual considera "bastante restritiva". A resolução limita prescrição de canabidiol ao tratamento de apenas dois tipos de epilepsia e, para os demais casos, "apenas se o tratamento fizer parte de estudo científico".

“É um grande retrocesso, que vamos tentar reverter junto às associações e aos pacientes que necessitam desse tipo de tratamento para transtornos como autismo e até mesmo Alzheimer. Esse preconceito vai retirar qualidade de vida de muita gente e precisamos reverter o quadro”, avalia o vereador.

Requerimento

Em Sessão da Câmara de Goiânia, realizada na última terça-feira (18), Lucas Kitão requereu revisão da normativa que inviabiliza prescrição de outros medicamentos derivados da cannabis, como Metavyl – indicado para tratamento de esclerose múltipla.

“É o caminho inverso do que acontece no mundo. Há diversas doenças que já contam com terapias a partir de medicamentos à base da cannabis, desde transtornos do espectro autista até depressão, ansiedade e esclerose múltipla. Essas pessoas podem ficar sem o medicamento”, conclui.

*Com informações da assessoria de comunicação do vereador

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube

Mídias Sociais
Destaques

Banner do Edital do Concurso Público CMG 2026

 

Banner Canal Cidadania.JPG

  

Goiânia 91 anos

 

Carta de Serviços

  

banner escola do legislativo.jpg

 

banner ouvidoria.jpg

Acesso a Informação

Acesso a informação

Plano Diretor

planoDiretor.jpg

Concurso Público
Portaria de Regulamentação do Estágio

Regras do Estágio

TV Câmara

TVCâmara

Ouvidoria da Mulher

Ouvidoria da Mulher

TV Câmara

TVCâmara

Notícias da Presidência

NoticiasDaPresidencia