Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Lavadores de carro pedem cumprimento de lei que garante licença para trabalhar

Lavadores de carro pedem cumprimento de lei que garante licença para trabalhar

por Guilherme Machado publicado 26/04/2018 17h49, última modificação 26/04/2018 17h49

Paulo Magalhães (PSD) se reuniu com lavadores de carro que trabalham na capital para encontrar uma solução para as frequentes negativas da Prefeitura em conceder licenças de atuação a esses profissionais, conforme prevê a lei complementar 267, de 20 de outubro de 2014, de autoria do vereador. A profissão de lavador de carro foi regulamentada nacionalmente pelo decreto presidencial 79.797 de 8 de junho de 1977. 

A reclamação é que a Prefeitura não está liberando as licenças, pois estaria sob pressão do Ministério Público, que interpreta como inconstitucional a lei municipal de 2014 “por beneficiar pessoas que estão poluindo o meio ambiente”. Contudo, a lei aprovada na Câmara só permite que os lavadores licenciados utilizem produtos de limpeza biodegradáveis. 

“É preciso que todos se unam pois a cada dia aumenta o número de lavadores de carros nas ruas e isso precisa ser ordenado para não prejudicar a categoria no futuro”, disse o vereador. Ele, junto com a equipe jurídica do gabinete, orientou que os lavadores acionem o sindicato para ingressar um mandato de segurança coletivo com o objetivo de conseguir na Justiça que a Prefeitura aplique a lei.