Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / TV Câmara / Notícias / Willian Veloso pede criação de semana para autistas

Willian Veloso pede criação de semana para autistas

por Elaine Freitas Gonçalves publicado 06/04/2021 12h32, última modificação 06/04/2021 12h32

Vereador Willian Veloso (PL) apresentou Projeto de Lei 83/21 que institui a Semana Municipal de Conscientização sobre o Autismo. A Semana consiste em um conjunto de ações do Poder Público Municipal voltado ao apoio, educação, saúde, qualidade de vida, trabalho e combate ao preconceito com relação às pessoas com autismo seus familiares. O movimento deverá ser realizado anualmente na semana do dia 02 a 08 de abril.

Segundo o parlamentar Willian, dados da Organização Mundial de Saúde (OMSe estimativas da Organização das Nações Unidas – (ONUapontam que no Brasil há cerca de dois milhões de autistas, enquanto que no mundo, o distúrbio atinge 70 milhões.

Willian explica que a sociedade civil organizada e grupos organizados de pais poderão realizar eventos, a exemplo de campanhas, debates, seminários, aulas, palestras, eventos esportivos, distribuição de panfletos, cartilhas, cartazes com ações educativas, entre outras atividades que contribuam para a divulgação do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Também, para a execução, o Poder Executivo poderá realizar convênios, por meio da Secretaria Municipal de Saúde ou Secretaria Municipal de Educação, e parcerias com as entidades sociais envolvidas, visando à promoção de cursos e treinamentos para seus profissionais. “Se justifica não só por se tratar de um tema de suma importância, mas também, para voltar a atenção da sociedade para esse distúrbio, visando a conscientização e disseminação de informações sobre essa patologia”, defende o vereador.

autismo é caracterizado como uma condição geral para um grupo de desordens complexas do desenvolvimento do cérebro, que pode se dar antes, durante ou logo após o nascimento e que irá acompanhar o indivíduo por toda a sua vida. Esses distúrbios afetam o desenvolvimento em três importantes áreas, tais como: a comunicação, a socialização e o comportamento.

Texto da Assessoria de Imprensa do vereador

registrado em: