Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / TV Câmara / Notícias / Projeto que beneficia músicos da Orquestra Sinfônica segue para votação em plenário

por Elaine Freitas Gonçalves publicado 27/12/2023 13h01, última modificação 27/12/2023 13h01

Nesta quarta-feira (27), a matéria do prefeito Rogério Cruz (Republicanos) foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O projeto depende agora para dois turnos de votação em plenário. O texto cria ajuda de custo mensal de R$ 1.800 para músicos e assegura a esses profissionais o reajuste da data-base, de 4,18%, retroativa a dezembro, já concedida ao conjunto de servidores do município. A expectativa é que a iniciativa chegue a 125 músicos.

Segundo a justificativa da matéria, a ajuda de custo, criada como verba indenizatória, deverá ser destinada à manutenção dos instrumentos dos servidores e ao ressarcimento das despesas com locomoção e vestuário para as apresentações. Pelo texto, o pagamento deixará de ser feito no período de férias, licença-maternidade e afastamento do cargo ou função.

O envio do projeto de lei à Câmara, para atender às necessidades dos músicos, foi articulado pelo presidente, Romário Policarpo (Patriota), que faz parte da diretoria da Sindigoiânia, o Sindicato dos Servidores do Município.

De acordo com o maestro, Eliseu Ferreira, a aprovação do projeto representa um alïvio diante das atuais condições de trabalho dos músicos.

Para a relatora, vereadora Katia Maria (PT), esta é a primeira etapa de um processo que precisa incluir, no futuro, a reestruturação completa da carreira desses profissionais.

registrado em:

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube