Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / TV Câmara / Notícias / Comissão de Finanças aprova projeto de empréstimo de até 710 milhões de reais

Comissão de Finanças aprova projeto de empréstimo de até 710 milhões de reais

por Kely Cristina Cabral publicado 29/02/2024 16h04, última modificação 29/02/2024 16h04

Nesta quinta-feira, 29 de fevereiro, a Comissão de Finanças aprovou o projeto em que o prefeito pede autorização à Câmara para contrair empréstimo de até 710 milhões de reais. Como na quarta-feira, 28, a prefeitura retirou da matéria uma emenda que já tinha sido aprovada na CCJ no começo da semana, desta vez os parlamentares votaram o texto substitutivo, que chegou à Câmara no dia 6 de dezembro do ano passado, sem qualquer mudança.

Com a retirada da emenda, o texto voltou à tramitação na Comissão de Finanças porque havia uma determinação judicial, invalidando a primeira análise na referida comissão. Além disso, ao apreciar na Finanças o substitutivo sem emenda, os vereadores esperam sanar possíveis vícios apontados pela oposição.

A vereadora Kátia (PT), por exemplo, argumenta que as alterações determinadas pelo Ministério Público, segundo o regimento interno da Câmara, não poderiam ser incluídas em uma emenda substitutiva porque o projeto em tramitação já é um substitutivo. Também com base no regimento, Lucas Kitão (PSD) alega que a emenda substitutiva só poderia ter sido incluída no primeiro turno de votação em dezembro do ano passado. E ela foi protocolada em 20 de fevereiro.

Agora o projeto do Executivo, sem alterações, depende de último turno de votação no plenário. E é nesse momento que o prefeito espera incluir as orientações que o Ministério Público considera essenciais para que o texto cumpra a lei. A principal orientação é a obrigação de aplicar o dinheiro do empréstimo na execução de obras detalhadas no anexo da lei, proibindo o uso em despesas correntes do município.

E a prefeitura também pretende incluir a possibilidade de remanejar recursos do empréstimo para obras de recapeamento e reconstrução asfáltica, em dois casos:
- quando obras descritas no anexo tiverem parcelas pagas com recursos do tesouro municipal no período entre a publicação da lei e a contratação do empréstimo.

- e quando ocorrer desconto, chamado de deságio, entre o valor estimado e o obtido pela licitação em relação às obras do anexo.

Segundo a base do prefeito, esse conteúdo será apresentado em nova emenda, desta vez aditiva, o que irá sanar quaisquer questionamentos. A emenda deve chegar à Câmara de hoje (29) para amanhã (1º). Se a emenda aditiva for incluída no plenário, as mudanças terão que ser votadas na Comissão de Constituição e Justiça antes do turno definitivo de votação.

registrado em:

TV Câmara ao vivo: transmissão das sessões no YouTube